Ads 728x90

Últimas Notícias

Tutorial.: Solucionando problemas de permissão durante a instalação, atualização ou remoção do iTunes!


Diversos usuários do iTunes e do QuickTime, incluindo eu, têm enfrentado problemas ao tentarem atualizar (ou até mesmo remover) os referidos programas em suas máquinas. Durante o processo de atualização, tanto pelo utilitário da Apple (Apple Software Update) quanto pelo instalador padrão, aparecem caixas com mensagens de erro dizendo que o instalador não pode continuar devido a problemas de permissão com algumas chaves (keys) específicas do registro do Windows. Este tutorial visa ajudá-los a corrigir o problema mencionado.

- Entendendo as saídas de erro

O problema acontece porque os pacotes de instalação do iTunes e do QuickTime, gerenciados pelo Windows Installer, não conseguem atualizar as entradas do registro do Windows, necessárias para a conclusão do processo de instalação e/ou remoção dos softwares da Apple, devido às categorias de permissões concedidas aos grupos de usuários da máquina.

- Descrição dos erros

O usuário se depara com as seguintes mensagens:

Could not open key:
UNKNOWN\Installer\Products\9B00314CD581E574FBCE93FE37F2911B\SourceList\Media.
Verify that you have sufficient access to that key, or contact your support personnel.


Could not open key:
UNKNOWN\Installer\Products\436345e052e7f8b4d8b57988e0e50588\SourceList\Media.
Verify that you have sufficient access to that key, or contact your support personnel.


Could not open key:
UNKNOWN\Installer\Products\79755181E2FE9964A961EF87C7C401BD\SourceList\Media.
Verify that you have sufficient access to that key, or contact your support personnel.

OBS: No meu caso, apenas essas três chaves acima deram problema, mas isto pode variar de máquina para máquina.

Agora que vocês já sabem mais ou menos as questões que causam os erros durante o processo de atualização/instalação, chegou a hora de corrigí-las. Para isso, será necessário alterar as permissões de algumas "chaves" (keys) do registro do Windows, na mão, para que o Windows Installer seja capaz de atualizar as entradas utilizadas pelo iTunes e pelo QuickTime.

1º Passo

Inicie o instalador do iTunes/QuickTime. Quando aparecer a pop-up com a mensagem de erro "Could not open key", anote a sequência de caracteres que aparece entre as barras localizadas depois da palavra "Products" e antes da palavra "Source" (conforme destaquei em vermelho lá em cima). NÃO CANCELE a instalação, deixe que ela prossiga e caso apareça outra pop-up contendo uma chave diferente da que você já anotou, anote-a também.

2º Passo

Abra o menu iniciar, clique no botão "Executar", digite "regedit" (sem aspas) e pressione a tecla "Enter". O editor do registro do Windows irá se abrir; nesta tela, procure pelas chaves que estão com problemas de permissão através do menu  Editar -> Localizar. Procure uma de cada vez, pois elas possuem mais de uma entrada no registro e será necessário alterar as permissões de uma a uma. Desmarque as caixas "Valores" e "Dados", deixando apenas a caixa "Chaves" marcada. Utilize a tecla F3 para procurar pela próxima ocorrência (poupa um bom trabalho).






3º Passo

Localizada a chave, acesse o menu Editar -> Permissões, selecione o grupo "Todos" (caso ele não exista, crie um clicando no botão "Adicionar..."), marque a caixa "Permitir" localizada na linha "Controle Total", dando assim permissão de leitura e escrita para o grupo, e clique no botão "Aplicar"; faça a mesma coisa com o grupo "Administradores".



Feito isso, clique no botão "Avançadas", que fica logo abaixo da caixa de diálogo "Permissões para <grupo>", e na janela que se abrirá - "Configurações de Segurança Avançadas" -, acesse a aba "Permissões", selecione a linha com nome "Todos", marque a caixa "Substituir todas as permissões de objetos filhos por permissões herdadas deste objeto" e clique no botão "Aplicar"; repita o procedimento para a linha com nome "Administradores". Depois acesse a aba "Proprietário", selecione o nome "Administradores" na caixa de diálogo "Alterar o proprietário para:", marque a caixa "Substituir o proprietário em subcontêineres e objetos" e clique novamente no botão "Aplicar"; repita o procedimento para o "Usuário" da máquina.




Depois de resolvidas todas as questões de permissão das chaves problemáticas, o instalador do iTunes/QuickTime deve prosseguir com a instalação/atualização/remoção normalmente.

E aí, gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", e compartilhe esta publicação, pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D

Ah, não esqueça de comentar se este tutorial funcionou para você!


[Fonte: Apple Support]