Ads 728x90

Últimas Notícias

App.: Instagram - comparação das versões para iOS e Android!


Conforme já noticiado aqui no RN, foi disponibilizada a versão para Android do Instagram. Assim, a equipe se apressou em obter esta versão para comparar com a já estabelecida versão para iOS. Para este comparativo, foram utilizados um iPhone 4S com o Instagram v2.2.1 e um Motorola Defy com o Instagram v1.0.1. A colaboradora Naná também fez uma comparação rápida utilizando o Samsung Galaxy 5 com o mesmo Instagram v1.0.1 para Android.

Aqui estão nossas considerações.

Apresentação

Para quem ainda não conhece o Instagram, segue a descrição retirada do site oficial do aplicativo (tradução livre do autor deste post).

É uma forma rápida, bonita e divertida de compartilhar suas fotos com amigos e família.

Tire uma foto, escolha um filtro para transformar sua aparência e sensação, e então poste no Instagram. Compartilhe no Facebook, Twitter e Tumblr também - é muito fácil. É o compartilhamento de fotos reinventado.

Ah sim, já mencionamos que é gratuito?

A interface

Bastante similar à da versão para iOS. Também é bastante intuitiva e à primeira vista possui os mesmos filtros e funcionalidades (apenas à primeira vista).

Na tela inicial, temos os mesmos botões do iOS:
  1. home: linha do tempo com as postagens dos usuários que você segue;
  2. popular: as fotos mais populares dos usuários em geral;
  3. capture: o botão central, serve para tirar fotos ou escolher alguma de sua biblioteca;
  4. seguindo/novidades: últimas ações realizadas pelas pessoas que você segue, e ações referentes ao seu perfil (quem passou a te seguir, quem gostou de alguma foto sua);
  5. configurações: área para configuração da conta, procurar amigos, configurar compartilhamentos, etc.

O processo para aplicação de filtros no pós processamento e publicação é basicamente o mesmo da versão para iOS.


Pequenas diferenças

Uma das pequenas diferenças notadas foi na tela home: no iOS, os botões "curtir" e "comentar" possuem os respectivos textos, além dos ícones; no Android, apenas os ícones.

Outro detalhe é apenas questão de nomenclatura: na opção que disponibiliza "seguindo" e "novidades" no iOS, no Android as nomenclaturas são "seguindo" e "você". Conforme dito, é apenas algo estético. As funções são as mesmas.

Na área de configuração/perfil, há pequenas diferenças, mas que podem confundir quem está acostumado com o iOS. No Android, não há a opção de "convidar amigos", mas apenas a busca ("encontrar amigos") nos contatos, Facebook, Twitter, etc. Além disso, as opções "buscar no Instagram" e "suas fotos" estão apenas na tela do perfil. Nesta, outra pequena diferença: enquanto no iOS as opções de exibição em "linha de grade" ou "lista" são ícones no topo da tela, no Android há os ícones com os textos, um pouco mais abaixo.

O processo de fotografar, que é o principal objetivo do aplicativo, ficou bem diferente. Os aparelhos utilizados na comparação foram um iPhone 4S e um Motorola Defy. Enquanto no iPhone 4S é possível aplicar os efeitos todos em tempo real, no Motorola Defy (e creio que isso seja em qualquer dispositivo com Android) os efeitos só são aplicados no pós processamento. Acredito que isso se deve ao fato de que no iOS a foto é registrada pelo próprio aplicativo, enquanto no Android a foto é registrada por outro aplicativo de câmera disponível no aparelho - ao clicar na opção de fotografar, a versão Android já abre uma lista com os aplicativos de câmera disponíveis.

No Android testado não há o efeito de blur (imagem borrada). Em termos de filtro, as únicas diferenças são uma sequência levemente diferente e o filtro X-pro II do iOS está nomeado apenas como X-pro no Android.

Já nas opções de compartilhamento, mais algumas limitações do Android. Enquanto o iOS permite compartilhar via Twitter, Facebook, Email, Flickr, Tumblr, Posterous e Foursquare, o Android ainda está limitado a Twitter, Facebook, Foursquare e Tumblr.



Problemas conhecidos

Pouco tempo após sua disponibilização, já existem várias críticas de usuários alegando que o aplicativo não funciona corretamente nos aparelhos Samsung Galaxy Y. Basicamente, reclamam que a tela fica preta durante o processo e o aplicativo trava. Um dos usuários postou na área de comentários do aplicativo no Google Play que isso se deveria à falta de suporte desse aparelho ao OpenGL ES 2.0.

Também há relatos de dificuldades para criação da conta. O colaborador Giuliano, que disponibilizou seu aparelho para testes, teve esse problema.

[Atualização]
A colaboradora Naná realizou testes num Galaxy 5 e não enfrentou nenhum dos problemas aqui relatados.


Avaliação geral

Até o momento da elaboração deste artigo, a versão para Android do Instagram estava avaliada com nota 4,3, de um máximo de 5, pelos usuários.


Considerações finais

O Instagram é um excelente aplicativo para compartilhamento de fotos. Tanto a versão para iOS quanto a para Android atenderão muito bem seus usuários. Infelizmente, mesmo depois da excessiva demora na disponibilização da versão para Android, ainda existem limitações nela e menos funcionalidades que a versão para iOS. Acreditamos que, em breve, sejam disponibilizadas atualizações para, pelo menos, igualar as versões. Quem sabe um dia esse aplicativo possa ficar melhor no Android do que no iOS, é esperar para ver.
Seguem algumas screenshots:



E aí, o que acharam do nosso comparativo? ;)