Ads 728x90

Últimas Notícias

App.: Review do aplicativo "Integra NOTA LEGAL" (ATUALIZADO)

Os programas de incentivo à emissão de notas ficais têm ganhado força ultimamente e solicitar a impressão das notas, com o CPF do solicitante nelas, já virou hábito entre os consumidores de vários estados brasileiros. No entanto, muitas vezes os sistemas das SEFAZ (Secretarias de Estado de Fazenda) dos estados não registram algumas notas fiscais e o usuário acaba perdendo o benefício caso não faça uma reclamação. Agora quem mora no Distrito Federal tem uma preocupação a menos, pois o aplicativo "Integra NOTA LEGAL" verifica se a nota caiu no sistema da SEFAZ-DF e faz um recurso automaticamente em caso negativo!

OBS: Para a elaboração deste review, foi utilizada a versão do aplicativo para iOS.

Contexto do aplicativo

Para quem não sabe, ou ainda não está cadastrado em um desses programas de incentivo à emissão de notas/cupons fiscais, cada vez que um estabelecimento cadastrado emite uma nota fiscal com o CPF do usuário solicitante, créditos são concedidos na conta de tal usuário. Quem é cadastrado, recebe os créditos que podem ser utilizados para abatimento em impostos estatais como IPVA e IPTU. O nome do programa varia de estado para estado e no Distrito Federal ele se chama NOTA LEGAL, por isso o aplicativo em questão possui o nome de "Integra NOTA LEGAL".


Primeiras impressões

A descrição do aplicativo, presente na App Store, é um pouco vaga e por si só não ajuda muito, mas como um amigo meu tinha comentado sobre o app,  fiquei com vontade de saber mais sobre ele. A solução me pareceu tão interessante que acabei comprando-o. O app custa apenas US$ 1,99 e digo que vale cada centavo.


Interface

Ao iniciar o app, o usuário se depara com uma tela bem simples onde é solicitado que digite o número do CPF cadastrado no programa NOTA LEGAL, do GDF. Nessa primeira tela, também são apresentados dois links: um com a descrição "Ainda não tem cadastro?", caso o usuário ainda não seja cadastrado e tenha interesse em se cadastrar, e o outro ("Esqueceu a senha?") caso o usuário queira recuperar sua senha.

- O modo offline

Pode ser ativado pelo usuário quando ele não puder (ou quiser) acessar a internet em seu dispositivo ou quando o sistema da SEFAZ-DF estiver fora do ar. Apesar das funções de sincronização com o servidor da SEFAZ-DF estarem desabilitadas, o usuário ainda é capaz de cadastrar as notas ou cupons, os quais serão sincronizados assim que uma conexão com a internet estiver ativa, e visualizar os dados e informações presentes no dispositivo (desde a última sincronização)

- Tela inicial

Assim que o usuário digita o CPF no campo destinado e clica no botão "Entrar", ele é direcionado a uma outra tela com um teclado virtual igual ao utilizado para acessar o site do NOTA LEGAL pelo computador, ou seja, podem ocorrer pequenos "lags" entre o pressionar do botão e o registro do caracter no campo de senha.

Após fazer o login, o usuário se depara com uma tela extremamente intuitiva a qualpossui seis ícones: Balanço, onde são mostrados todos os valores de créditos lançados - reclamados ou não -; Reclamação, onde são mostrados os andamentos das reclamações, de notas, feitas pelo usuário; Conta Corrente, onde são discriminadas todas as movimentações na conta do usuário; Inc. pelo iPhone, onde são mostradas todas as notas e cupons fiscais lançados pelo usuário através do iPhone; Gerar Doc. à SEF/DF, gera um documento de ação do consumidor em relação a uma reclamação previamente realizada; e Opções, que dispõe as configurações do aplicativo.


Para inserir uma nota ou cupom fiscal, basta clicar no botão "novo", que é um padrão nos aplicativos para iOS, localizado no canto inferior direito (conforme mostra a figura acima, logo embaixo do balão azul).


Cadastro de notas e cupons fiscais

É muito simples, basta localizar os dados no próprio documento fiscal e inserí-los nos campos relacionados. Além disso, há a opção de tirar uma foto do documento que fica registrada no cadastro deste; caso seja necessário fazer uma reclamação, é uma prova a mais de que o documento realmente existe.



Telas de visualização de dados e informações

Trazem todas as informações que o usuário precisa saber, o que é um ponto muito importante já que o site da SEFAZ-DF é uma ZONA!



Pontos fortes

  • Interface simples e intuitiva
  • Possui um preço justo pelo que se propõe a fazer
  • Recurso "Puxe para atualizar"
  • Reclama as notas e cupons inseridos automaticamente caso não sejam creditados no prazo estipulado
  • Comprovar a emissão do documento através de foto
Pontos fracos

  • Teclado virtual problemático. Apesar de saber que ele é "importado" do site da SEFAZ-DF, cabe a mim fazer essa obersavação
  • De vez em quando o aplicativo fecha repentinamente (famoso "crash")
  • Problemas com o widget do twitter (incorporado ao app)

Veredicto

Aplicativo 100% recomendado para quem possui um dispositivo iOS e tem cadastro no programa NOTA LEGAL. Para que se preocupar com notas e cupons fiscais que não foram creditados na sua conta? Deixe que o Integra NOTA LEGAL faz isso por você! =D

Gostou do aplicativo? Mora no DF, participa do programa NOTA LEGAL e quer uma cópia dele? Então aguardem a promoção que lançaremos ainda nesta semana! ;) #FikDik #FicaADica


[Fonte: AppIntegra]
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização:

Apesar de termos testado apenas a versão para iOS do aplicativo, ele tambpem está disponível para o S.O Android e para o tablet BlackBerry PlayBook.