Ads 728x90

Últimas Notícias

Curiosidade.: Receita de Hidromel, a bebida dos Deuses!


Aposto um real de BigBig que os nerds que curtem mitologia, livros, filmes e jogos de RPG, já ouviram falar e sabem o que é o hidromel, também conhecido como mead. Para os que não sabem, eu explico. O hidromel é uma bebida fermentada a base de mel e água, obtida pela transformação dos açúcares do mel em álcool. Segundo a história, a sua fabricação é anterior à do vinho e a da cerveja, e é constantemente descrito como a bebida favorita dos Deuses nórdicos.

O hidromel é citado em vários filmes como A Lenda de Beowulf, Harry Potter, Robin Hood (é a bebida que o Frei Tuck fabrica), e também em vários livros de autores famosos: Tolkien, George R. R. Martin, Bernard Cornwell (adoooooooro!), entre outros.

De acordo com a história, celtas, saxões, vikings e até os romanos consumiam a bebida. Existem registros de que uma bebida similar ao hidromel era consumida pelos maias. Os gregos a chamavam de melikraton, e os romanos de agua mulsum, apesar desta ser uma variação feita com vinho de uva adocicado. Segundo Plínio, cientista e historiador romano, foi Aristeu quem criou a primeira fórmula do hidromel. Valeu, Aristeu!

Fabricar hidromel é fácil e você pode fazer na sua casa (no final do post eu dou a receita). O mel maduro, aquele que é colhido diretamente do favo quando este é totalmente operculado pelas abelhas, possui mais ou menos 20% de umidade, dificultando o processo de fermentação do mel. Mas quando essa umidade sobe 2%, os fermentos presentes no ar, no pólen e no próprio mel (cogumelos microscópicos da espécie saccharomyces cerevisiae - o mesmo da cerveja) começam a se multiplicar e transformam os açúcares em álcool. Para uma fermentação completa e que alcance o desejável teor alcoólico de 12%, basta fazer o hidromel na proporção 80% água/20% mel.

ATENÇÃO!

O RN aconselha a todos que vão consumir o hidromel a beberem com moderação, pois o teor alcoólico da bebida é relativamente alto; você que vai fabricar, não se esqueça de que todo cuidado é pouco, pois se trata de uma bebida alcoólica que precisa ir ao fogo. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR NENHUM ACIDENTE OU RESSACA NO DIA SEGUINTE!

Vamos à receita?




Ingredientes:

  • 4l de água
  • 1l de mel
  • 5g de fermento
  • Suco de um limão
  • Suco de uma laranja
  • Saquinho de chá preto

Passo a Passo:

  1. Ferva a água para tirar os resíduos de cloro
  2. Tire metade da água (2l) e deixa em fogo alto, a outra parte tire do fogo e deixe reservado.
  3. Na metade que está no fogo, você adiciona todo mel, os sucos e o saquinho de chá, fique mexendo até quando perceber que irá ferver; abaixe o fogo e deixe lá por mais 1 hora, mexa nos primeiros 30 minutos e depois deixe lá o resto do tempo para formar uma camada na superfície
  4. Passada 1 hora, retire essa camada que se formou e joge fora, tire o saquinho e tudo que puder tirar
  5. Acrescente a metade de água que estava reservada e mistura.
  6. Adicione o fermento e guarde em um recipiente que possa ser fechado com uma tampa (um ótimo meio de guardar o hidromel é em um garrafão de vinho de 4,6l); ponha um air-lock no lugar da tampa (Air-Lock é um sistema que permite que o ar saia, mas não entre)
  7. Deixe fermentando de uma a duas semanas em lugar escuro
  8. Após o período de fermentação, côe o liquido, tirando tudo que tiver no fundo, engarrafe em garrafas que lhe for mais conveniente, e deixe na geladeira por no mínimo 3 meses, se você quiser pode degustar sua obra nesse período

OBS: Existem várias receitas de hidromel mundo afora. Essa é uma que encontrei em vários sites na internet e que dizem ser muito boa. Eu não testei, aviso logo! Essa receita rende cinco litros (5l); é hidromel pra dar e vender, como dizia minha mãe. xD

Se você gostou e vai testar essa receita em casa, seja legal e convide a galera do RN para experimentar um caneco de hidromel caseiro, enquanto cantamos:


"I rose up in the morning and a felt a dire need
To dream away the weary day and have a cup of mead!
Ignore the sting of the honey bees I drank and drank some more!
I awoke the very next day and my friggin head was sore!"


[Fonte: Papo de BarTem Preguiça Não!, WikiHow]