Ads 728x90

Últimas Notícias

Jogos.: Análise do jogo Mexa-se!


Conforme dissemos anteriormente, o jogo Mexa-se!, da Fira Soft, foi apresentado no Game Night Show. O Reduto NERD estava lá cobrindo o evento e agora disponibiliza uma análise do jogo, após termos experimentado o app na prática!

Apresentação e descrição

Esta é a descrição do jogo que consta na App Store brasileira:
Mexa-se! é um jogo de mímicas para todas as idades.
O jogo é dividido em equipes. A cada turno uma equipe escolhe um jogador para fazer as mímicas. Este jogadornrecebe uma carta com um conjunto de palavras ou expressões e deve fazer mímicas para que seus colegas adivinhem as palavras na sua carta.
O único instrumento que o jogador tem é seu próprio corpo e com ele deve tentar obter o maior número de pontos possível.
Ao final do jogo, a equipe com maior número de pontos é a vencedora.
No Mexa-se, os jogadores usam baralhos temáticos com diversas categorias dentre elas: lugares, pessoas, objetos e ações.

O jogo possui versões para Android e iOS. Esta análise foi feita tendo como base a versão para iOS, rodando num iPhone 4S com iOS 5.1.

Visão geral

O jogo é bem simples, no estilo "Imagem & Ação". É possível jogar com até quatro equipes, tempo de 15 a 90 segundos, e até 20 rodadas. Basta, então, escolher um ou mais baralhos de cartas temáticas e partir para o jogo. Uma pessoa deve fazer as mímicas para sua equipe, a qual deve tentar adivinhar o máximo possível dos cinco itens de cada rodada. Ao final do tempo, marca-se quais mímicas foram acertadas e o jogo automaticamente calcula os pontos.


Pontos positivos
  • Para diversão em família, é um prato cheio. É possível divertir-se por horas e horas.
  • A interface é bastante intuitiva e amigável.
  • Os assuntos são bem variados, sendo alguns bem recentes, beneficiando jogadores que se mantêm atualizados em conhecimentos gerais.
  • Por ser um jogo eletrônico, as possibilidades de defasagem ficam reduzidas; basta a desenvolvedora lançar atualizações frequentes.
  • Há muitas opções de cartas para quem adquire o pacote Premium.
Pontos negativos
  • Notamos alguns erros de ortografia, como "cutuvelo" e "cirúrgia".
  • Algumas expressões são longas, dificultando bastante a expressão por meio de mímica.
  • Seria interessante ter um contador sonoro nos cinco segundos finais, a afim de avisar ao mímico que seu tempo está se esgotando.
  • Depois de algumas horas de jogo, os itens começam a se repetir com alguma frequência.
Opiniões pessoais do autor da matéria

Os erros de ortografia foram reportados à Fira Soft, a qual respondeu rapidamente que as correções estariam incluídas já na versão seguinte do aplicativo. Essa rapidez e cordialidade no contato com os desenvolvedores é algo muito positivo para a empresa.

Como utilizamos um iPhone para testar o jogo, a legibilidade ficou levemente prejudicada. Entretanto, isso é algo inerente ao dispositivo. Em um iPad, isso não teria acontecido. De qualquer forma, isso não prejudicou a experiência.

Quanto à quantidade de cartas e o pacote Premium, creio ser algo que vale cada centavo gasto. Por US$ 7.99 são liberados todos os baralhos, além de garantir as atualizações futuras sem custo adicional. No meu caso, os próprios jogadores se ofereceram para custear a compra, sinal de que o jogo teve ótima aceitação.

Resumindo: recomendo o aplicativo.

Acompanhe a página da Fira Soft no Facebook para se manter atualizado sobre o Mexa-se! e demais produtos da empresa.