Ads 728x90

Últimas Notícias

Linus Torvalds recebe o prêmio máximo da Tecnologia


Os cientistas e pesquisadores, em geral, almejam um prêmio que é considerado um dos maiores, se não o maior, na escala de premiações e reconhecimento: O Prêmio Nobel. Acontece que não existe um Nobel de tecnologia, mas existe sim um - digamos - correspondente e Linus Torvalds acaba de se tornar o mais novo ganhador do prêmio!

O Millennium Technology, prêmio considerado o "Nobel" da Tecnologia, é concedido - a cada dois anos - à alguma inovação tecnológica que melhore significantemente a qualidade de vida dos seres humanos no presente e no futuro. A determinação de quem recebe o prêmio é realizada pela Technology Academy of Finland (Academia de Tecnologia da Finlândia). O Millennium Technology é tido como o prêmio máximo que pode ser concedido à inovações tecnológicas e nas palavras de Jim Zemlin, diretor executivo da The Linux Foundation, "O Prêmio Millennium Technology é o Prêmio Nobel da tecnologia".


Eis que o criador do Linux, Linus Torvalds, foi premiado com o Millennium Technology 2012 exatamente pela criação do sistema operacional aberto. Outro premiado foi Dr. Shinya Yamanaka, do Japão, por desenvolver um sistema de criação de células tronco sem utilização de células embrionárias. Os dois premiados dividirão mais de um milhão de Euros e no dia 13 de Junho de 2012 o grande vencedor do prêmio será anunciado pelo presidente da República da Finlândia, em uma cerimônia especial. Em resposta, Linus Torvalds disse que o "Software é importante demais ao mundo moderno para não ser desenvolvido como código aberto(...)".

Vencedores anteriores do prêmio incluem Professor Sir Tim Berners-Lee, considerado inventor da Web; Professor Robert Langer pela sua investigação e desenvolvimento de biomateriais para a liberação controlada de medicamentos e regeneração de tecidos; e Professor Michael Gratzel pelo desenvolvimento de células solares sensibilizadas por corantes.

Muita gente pode pensar se foi coincidência ou não o fato de que Torvalds é finlandês, nascido em Helsink, e ainda receber um prêmio promovido por uma entidade finlandesa, mas pense na importância do Linux para o mundo da tecnologia. Para começar, o fato de que muitos servidores funcionam em sistemas Linux (Amazon, Facebook, Google e Twitter, para mencionar alguns), é o sistema dominante em supercomputadores, o mais indicado para computação na nuvem e ainda é o que alimenta os celulares e tablets Android. O fato é que, mesmo depois de 20 anos de existência, o Linux é um sistema o qual ainda não é muito utilizado entre os usuários domésticos, mas aos poucos tem ganhado espaço.

Parabéns Linus!

E aí, acha que o prêmio foi merecido?


[Fontes: ZDNet, TAF]