Ads 728x90

Últimas Notícias

Dica.: Programas Portáteis


Pelo título do post, muitos poderiam pensar em gadgets (celulares, tablets, notebooks etc), mas aqui trago dicas de aplicativos e até de jogos para PC's convencionais. Divido tudo em três partes: primeiro a apresentação de alguns "cenários", possíveis motivadores para a utilização desse tipo de programa; depois falo o que são os programas portáteis, apresentados como soluções para o que foi apresentado no primeiro tópico; e por último faço algumas considerações finais, bem como colocarei os links para páginas onde os programas podem ser encontrados.

1 – Cenários

Cenário 1: Imagine que você trabalha também em casa. Basicamente, é daquele tipo de pessoa que leva o trabalho para casa e já instalou no PC todos os programas necessários para realizar suas atividades, levou aproximadamente 3 meses configurando tudo e aí, do nada, trocaram os computadores em seu ambiente de trabalho. Resumindo, você está acostumado com algumas configurações de vários desses programas, mas em seu trabalho tudo foi "perdido".

Em um momento como esses, você simplesmente deseja poder carregar consigo todos os programas já configurados, não é verdade? Você, então, copia para um pen-drive as pastas onde os programas estão instalados e quando chega em casa do trabalho, percebe que as configurações não estão lá, isso quando o programa funciona. O que aconteceu? Basicamente, os programas salvaram as informações de personalizações fora da pasta de instalação. Todos esses arquivos permaneceram em seu computador.

Cenário 2: Você gosta de um aplicativo em especial para resolver algum problema e existem vários outros concorrentes. A título de exemplo, um navegador, Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer (sim, tem gente que utiliza), Konqueror, Safari e por aí vai. Você abre o computador da faculdade e descobre que só há o Internet Explorer instalado mas quer usar o Firefox (ou qualquer outro). Obviamente você não possui privilégios suficientes para instalar um outro programa na máquina, mas pode utilizar uma pen-drive (ou HD externo).

Cenário 3: Ao longo dos meses de uso, você instala diversos programas, experimentando-os e desinstala vários deles. Nesse período, realiza configurações e personalizações para que os programas que você gostou fiquem ainda melhores para o seu uso. Aí, ocorre algum problema que lhe força a formatação do computador. E as configurações de todos os programas? Mesmo que você instale os programas em alguma partição diferente, as configurações normalmente são perdidas.

2 – Programas Portáteis

Uma das motivações principais dos programas portáteis é justamente a de poder transportar, em um dispositivo de armazenamento, os programas preferidos, com todas as configurações. Acontece que programas portáteis ficam “confinados” à pasta onde estão instalados, salvando arquivos em outros locais apenas quando o usuário explicitamente especifica o caminho. Gurus de Linux talvez se sintam bastante incomodados com um funcionamento assim pois, efetivamente, as normas de utilização *Nix são bastante específicas a batem de frente com o funcionamento de programas portáteis. Isso não vem ao caso no momento já que estamos buscando uma maneira simples e efetiva de poder transportar programas, com todas as personalizações.

Como consequência de confinamento, se você instalar programas em um disco rígido interno de seu PC, mas em partição diferente da utilizada para instalar o Sistema Operacional, ainda terá, de quebra, um “backup” de seus programas. Você poderá formatar seu computador e seus programas continuarão lá, intactos, com todas as configurações.

E se você já possui uma certa experiência com computadores, provavelmente já pensou em uma outra grande vantagem que os programas portáteis trazem: por serem confinados, a máquina não possui infinidades de informações extras a serem carregadas durante a inicialização. O resultado é que você consegue manter seu computador como recém formatado (aquele esquema rápido, funcionamento "liso") durante mais tempo.

E ainda tem mais vantagem. Remover um programa é uma simples questão de apagar uma pasta, sem se preocupar com resíduos deixados sabe-se lá onde. Lembre-se que programas uninstallers ajudam um pouco com aplicativos convencionais, mas não resolvem o problema. No caso dos programas portáteis, ao remover a pasta você terá a certeza de que não há resíduo deixado porque o programa é confinado à pasta de instalação.

Assim, basta instalar os programas portáteis de sua preferência em uma pen-drive (ou HD externo ou qualquer outro dispositivo de armazenamento) e você já poderá transportar os programas já configurados e personalizados para seu uso e necessidade. Você poderá utilizar os programas instalados no dispositivo em praticamente qualquer PC, desde que o sistema operacional seja compatível e que o acesso ao dispositivo não seja bloqueado por medidas de segurança (comum em Cyber-Cafés).

Esse tipo de programa ainda possui uma série de outras vantagens mas, para manter esse post mais curto, comentei apenas das mais evidentes.

3 – Considerações Finais

Embora existam muitos programas que sejam criados para funcionarem sempre como portáteis, alguns outros são adaptados para funcionarem assim. Há, inclusive, pacotes de programas específicos para confinar instalações de aplicativos/jogos à um único arquivo, efetivamente criando uma instalação portátil. Essa última opção, por mais que funcione, cria uma camada extra entre o programa e o sistema operacional, ocasionando uma certa perda de eficiência no funcionamento do programa. Assim sendo, jogos são praticamente impossíveis de serem adaptados dessa maneira.

Como já dito, por mais que a motivação principal seja a de instalar em um dispositivo USB, é possível instalar em qualquer sistema de armazenamento. Particularmente utilizo o maior número possível de programas desse tipo em meu computador, instalados em um disco interno. Assim, sempre que for necessário formatar meu PC (o que passou a ser bastante menos frequente depois que comecei a utilizar programas portáteis), terei menos programas a serem instalados e configurados.

Abaixo alguns links para páginas onde encontrar programas portáteis, com alguns comentários. Uma observação importante é o fato de que não há links para programas para Mac por algumas razões bastante simples: não possuo Mac e não sei como funcionaria esse tipo de programa no sistema da Apple. Dito isso, aos links:

http://www.portableapps.com – Esse é o primeiro local onde procuro programas portáteis para Windows. Todos os programas aqui são gratuitos e o sistema deles é bastante interessante. A lista de programas deles está aumentando e há aplicativos e jogos (nenhum título AAA).

http://www.portablefreeware.com/ - Essa página lista programas gratuitos que podem ser instalados de maneira portátil, provendo as informações necessárias para que isso seja possível. A página funciona mais ou menos como um repositórios de notícias de versões mais novas, já que o anúncio sempre fornece um link para uma página (muitas vezes oficial) para realizar o download do aplicativo/jogo. É comum que o link seja para o portableapps.com. Todos os programas são para Windows.

http://portablelinuxapps.org/ - Como visto no endereço, programas portáteis para Linux. Infelizmente a lista de programas não é grande e, na verdade, não há nenhum dos programas que utilizo diariamente para trabalhar. Pelo menos existe a possibilidade de instalar o Linux inteiro em um dispositivo USB!