Ads 728x90

Últimas Notícias

Nerd no Cinema.: Análise do filme "Resident Evil: Retribution"


Qualquer filme fica bacana quando envolve matança de zumbis, não é verdade? Sou fã confesso da série Resident Evil, joguei todos títulos da série e assisti à todos os filmes. Como todo bom fã, fui assistir à estréia do novo filme da série, Resident Evil: Retribution, e só tenho uma coisa a dizer: o filme é muito bom (há controvérsias)! Se você ainda não assistiu ao filme, pode ficar tranquilo e continuar lendo o post sem problemas porque não há spoilers na análise que farei a seguir.

Seguirei o mesmo padrão de pontuação utilizado nos nossos artigos da tag "Nerd no Cinema", ou seja, a nota final do filme vai de 0 a 5.

O início do fim

Assim como em todos os filmes da série, Resident Evil: Retribution começa com uma bela recapitulação do que aconteceu anteriormente e como os personagens chegaram àquele ponto, portanto não precisa ficar desesperado em assistir ao filme anterior antes de ir ao cinema porque você não ficará perdido. Esse é, sem dúvida, um ponto positivo para a franquia, pois os lags (hiatos) entre o lançamento de um título e sua continuação estão cada vez maiores e é muito difícil lembrar de tudo o que aconteceu no filme anterior.

O filme dura pouco mais de duas horas, incluindo a recapitulação do início, tempo que acho bem razoável para filmes do mesmo gênero. Como  Resident Evil: Retribution conta com ação contínua do início ao fim, mas não de uma forma enjoativa (com excesso de explosões ou coisas do tipo), ele não se torna um filme cansativo e termina quando você menos espera. Além disso, o final do filme pode ser considerado um enorme gancho para uma continuação e faz você ficar ansioso para que ela realmente aconteça.

Clique na imagem para ampliar
Como sempre, a Umbrella Corp. decide caçar a Alice, ou melhor, Projeto Alice, porque é a única pessoa que possui um DNA capaz de se unir ao T-Vírus e fazer uso de todo o potencial arrasador dele, sem sofrer quaisquer tipos de mutações bizarras. Jill Valentine, que outrora lutou ao lado de Alice, é colocada sob o efeito de um controlador de mente da Umbrella Corp. (uma aranha vermelha que fica grudada no peito da pessoa e pode ser vista no filme anterior) e comanda a perseguição por sua ex-companheira de luta; e é justamente assim que o filme começa, continuando o final do filme anterior (com todos no navio ARCADIA esperando um ataque de várias naves da Umbrella Corp.).

O que achei bacana no filme, apesar da franquia Hollywoodiana ter se distanciado bastante dos jogos, é que a história dele não ficou tão solta, como acontece com várias sequencias. Além disso, os início e final da trama se desenrolam de uma forma não tão previsível, ou seja, as coisas acontecem meio que de surpresa. É claro que filmes do gênero não possuem muita criatividade e seguem a mesma receita de bolo, mas isso não tira as surpresas boas que aparecem durante o enredo, dando "conteúdo" à história (e deixando você cada vez mais puto indignado com a Umbrella Corp.).

Resumindo, acredito que vale pena ir ao cinema! Se puder ser em 3D, então, melhor ainda!
Espero que tenham gostado da análise, ou não. ;-)

Nota: 4 / 5