Ads 728x90

Últimas Notícias

Por que, hoje em dia, ser Nerd virou moda?

Retirada do site respirandomusica.com.br
O mundo mudou e o tempo dos Nerds definitivamente chegou! De uns tempos para cá, temos percebido que está havendo uma quebra do paradigma social. Antigamente, se comparava o Nerd a uma pessoa louca, com problemas mentais (nada contra os deficientes, gente, por favor), tosca, esquisita e que deveria ser excluída dos "grupinhos populares"; hoje as coisas estão bem diferentes e, agora, ser Nerd está na moda!

Afirmo tudo isso por experiência própria! Durante todo o ensino fundamental e parte do ensino médio, ou seja, por muitos anos, eu fui sacaneado na escola por ser Nerd. Sempre fui Nerd assumido e minha aparência representava o clássico estereótipo da categoria: magrelo ao extremo, óculos de grau no rosto, cabelo lambido pra o lado, camiseta enfiada para dentro da calça (ou bermuda) e um "minigame" (gameboy etc) a tiracolo. Nunca tive vergonha de ser Nerd, mas entre os anos 80 e 90 eu sofri um bocado por sustentar que era "CDF" e muitas vezes era excluído por tirar notas boas, até porque a moda era ser rebelde, tirar nota ruim e dizer que nem ligava etc. Naquela época, a sociedade nem pensava em tentar formular um conceito como o "Bulling": você era sacaneado e tentava sacanear de volta, simples assim! Atualmente, quem me vê já me taxa de marombeiro, bombado, rato de academia e só descobre que sou Nerd depois de conversar comigo sobre tecnologia e jogos, por exemplo; mais um indício de que o Nerd estereotipado tem diminuído.

Hoje, os grupos sociais NÃO vivem sem um Nerd e isso é um fato inegável! Uma das frases que mais ouvi nos últimos 10 anos foi: "como é bom ter um amigo Nerd" e que logo se derivou em "se uma pessoa não tem um amigo cientista da computação, como ela faz?". O Nerd passou a ser o cara (ou a menina) que resolve os problemas tecnológicos dos amigos, que conhece as histórias dos super-heróis que estão virando temas de filmes holywoodianos, que conhece gadgets (smartphones, tablets etc), que entende de jogos, que sabe comprar ou indicar um computador, enfim, um ser essencial na "vida" de qualquer círculo social. A grande maioria desse tipo de Nerd é Nerd de espírito, ou melhor, é Nerd em sua essência (nasceu Nerd e vai morrer Nerd) e fica irritado quando falam mal de franquias como O Senhor dos Anéis ou confundem Star Trek (Jornada nas Estrelas) com Star Wars (Guerra na Estrelas); não, não é tudo a mesma coisa.

Outro fator, além do social, que influencia no fato de que ser Nerd virou moda, é o desenvolvimento tecnológico e a própria evolução da tecnologia como um todo. Em um mundo cada vez mais conectado e tecnologicamente interativo, as novas gerações já nascem submersas em um mar de dispositivos eletrônicos e redes sociais, o que faz com que elas, na verdade, sejam referência para as gerações anteriores (isso em termos tecnológicos, é claro).

Existem, também, os Nerds de momento, ou Nerds de modinha! Acredito que muitos de vocês conhecem um seriado de TV chamado The Big Bang Theory (TBBT), não é? Pergunta: por que TBBT é um sucesso absoluto de audiência não só nos EUA, mas no mundo inteiro? Eu respondo: porque, hoje em dia, é "cool" ser Nerd! Tudo bem, os caras são engraçados e o Sheldon é Nerd ao extremo, mas essas coisas são só detalhes. Os Nerds de modinha aproveitam o sucesso da nova era Nerd para tentar se destacar em seu grupo.

É justamente por isso tudo que a frase "Nerds are the new Gangstas" tem estado tão em evidência ultimamente; os Nerds ainda vão dominar o mundo! No fundo, não importa se você é Nerd de moda ou Nerd de Espírito, a verdade é que o Nerd nunca foi tão bem visto na sociedade como o é atualmente. Diante disso, só tenho uma coisa a dizer: Who run the world? Nerds!