Ads 728x90

Últimas Notícias

Dica.: Solucionando o problema de instalação do Skype no Android 4.1.1 em diante!


Vislumbre o seguinte cenário, pois provavelmente é o seu: você tem um Galaxy S III (ou outro smartphone com Android) com o Skype instalado e rodando perfeitamente; um belo dia, você acorda e vê que foi liberada uma atualização do Android para o seu aparelho; feliz, atualiza sem pestanejar e quando vai utilizar o Skype de novo ele simplesmente não funciona e não mostra mais seus contatos; você, então, desinstala o aplicativo e tenta instalá-lo de novo milhões de vezes, mas eis que sempre surge a mensagem "Código de erro desconhecido durante a instalação do aplicativo '-24' " na tela do aparelho. Você precisa do aplicativo e não sabe mais o que fazer, certo? Calma, seu problema tem solução!

Resolvi escrever este post depois que uma colega de trabalho me apresentou - ontem, 14/01 - o cenário descrito acima e pediu que eu a ajudasse a encontrar uma solução para o problema, pois ela já havia revirado o Google e não tinha encontrado. Como ela me disse que o problema só estava acontecendo com o Skype, ou seja, os outros aplicativos instalavam e desinstalavam perfeitamente, de cara eu pensei: "com certeza é um problema de permissão em alguma pasta que o Skype cria ou deve ser instalado"; dito e feito!

- Entendendo o problema

Ao atualizar o Android para a versão 4.1.1 ou superior, alguns arquivos e pastas do Skype acabam sendo corrompidos ou sofrem uma alteração em suas permissões, o que impede que o usuário e o sistema consigam realizar alterações nesses caminhos. Como não é possível fazer alterações no local de instalação do Skype (como excluir arquivos ou substituí-los), o programa fica parcialmente instalado mesmo depois que o usuário efetua o processo de desinstalação, o que ocasiona o erro "-24".

Até momento, o bug foi constatado nos dispositivos topo de linha da Samsung (Galaxy Note, Galaxy Note II e Galaxy S III), no Google Nexus 7, Motorola Razr HD e ASUS Transformer Pad Infinity, o que não impede que ele apareça em outros aparelhos, rodando o Android 4.1.1 ou superior (Jelly Bean).

- Solução 1

Utilizando o programa "adb", o qual faz parte da SDK do Android (é encontrado sob a pasta "plataform-tools") que pode ser baixada no site oficial de desenvolvedores para Android, apague a pasta "/data/data/com.skype.raider" utilizando o seguinte comando no adb shell:

   adb shell
   $ rmdir /data/data/com.skype.raider

- Solução 2

Você vai precisar fazer o procedimento de ROOT em seu aparelho (na internet existem vários tutoriais de como fazê-lo), que é como se fosse o "Jailbreak" efetuado em dispositivos da Apple (os quais rodam o iOS). Depois disso, basta acessar o sistema de arquivos do Android através de um gerenciador de arquivos - no estilo Windows Explorer - e apagar a pasta "/data/data/com.skype.raider" (não é necessário utilizar qualquer comando).

Principais desvantagens de se efetuar o procedimento de ROOT no aparelho: perda da garantia, caso dê algum problema e seja necessário levá-lo à assistência técnica, e aumento da vulnerabilidade do sistema.

- Solução 3

Se nenhuma das duas soluções anteriores funcionar, será necessário adotar uma medida mais drástica: retornar o dispositivo para as configurações originais de fábrica. Geralmente a opção se encontra no seguinte caminho: Configurações -> Fazer o backup e redefinir -> Restaurar padrão de fábrica (pode variar de aparelho para aparelho, por isso utilizei a palavra "geralmente").


E aí, gostou da dica? Ela te ajudou? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", e compartilhe esta publicação, pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D


[Fonte: The Skype Community]