Ads 728x90

Últimas Notícias

Nvidia lança a GeForce GTX Titan, a placa de vídeo mais rápida do mundo!


No início de 2012, a Nvidia lançou a GeForce GTX 680, placa de vídeo que roubou o posto de placa gráfica "mais rápida do mundo" da Radeon HD7970. Logo em seguida, mais precisamente em março do mesmo ano, a empresa se superou e lançou a GeForce GTX 690 que é uma dual-GPU GTX 680; sem mencionar que ela é linda. Agora, a Nvidia se superou mais uma vez e anunciou ontem, 19/02, a nova GPU que assumiu o posto de placa gráfica "mais rápida do mundo": é a GeForce GTX Titan!

Alguns podem até pensar que ela é apenas mais uma placa de vídeo a ser lançada no mercado, mas eu vou dizer porque ela não apenas mais uma placa vídeo: ela é, na verdade, uma versão para desktops da placa de vídeo que equipa o supercomputador mais rápido do mundo, o qual se chama Titan e está localizado no Laboratório Nacional Oak Ridge!


Ok, vamos às especificações técnicas da placa. Elas são tão impressionantes que chegam a beirar o absurdo! Tanto o é, que eu não consigo imaginar um usuário fazendo SLI com uma placa dessas. Por quê? Simplesmente porque não precisa! As principais especificações da placa são: 6 GB de memória GDDR5 de 384 bits trabalhando a 6,008 GHz de frequência, resultando em uma taxa de transferência de dados de 288,4 GB/s; 2.688 núcleos CUDA com clock de 836 MHz cada (podendo chegar a 876 MHz no modo turbo) e 7,1 bilhões de transistores, 75% a mais que a GeForce GTX 680. Ela ainda conta com duas saídas dual-link DVI, uma HDMI e uma DisplayPort 1.2.

Logo abaixo vocês conferem o vídeo de lançamento da nova GPU da Nvidia (galeria de fotos no final do post):


A GeForce GTX Titan chegará ao mercado norte-americano já no dia 25/02 pelo preço sugerido de US$ 999,00. A empresa ZOTAC, fabricante de placas de vídeo com chipset Nvidia, se prontificou em dizer que trará a GTX Titan para o mercado brasileiro, mas não revelou o preço em R$. Rápida? Sim! Bonita? Sim! Só que meio carinha. Ah se eu tivesse dinheiro.



[Fonte: NvidiaClube do Hardware]