Ads 728x90

Últimas Notícias

Tutorial.: Como instalar o KDE no Ubuntu 11.10



Recentemente, recebi alguns emails de pessoas que estão começando a usar o S.O Linux agora, todos eles perguntando sobre os ambientes gráficos Gnome, Unity e KDE; qual seria o melhor, o mais parecido com o Windows, o mais bonito ou qual deles eu indicava. Como não gosto de influenciar os usuários na escolha de uma UI (user interface), principalmente em se tratando do Linux - pois pode ser uma escolha, de certa forma, traumática -, a essência das respostas para os emails foi sempre a mesma: DEPENDE!

A maioria das pessoas que começa a se aventurar no mundo do Linux, escolhe a distro Ubuntu, ou uma de suas variâncias (como o Kubuntu, o Xubuntu etc), como ponto de partida devido a ele ser um Linux mais amigável (user friendly). Justamente por isso, quase todos esses emails que recebi são de pessoas que decidiram usar a referida distro (Ubuntu).

Tomando esses emails como base, decidi escrever este tutorial para ajudar as pessoas que estão indecisas sobre qual UI usar; afinal de contas, com o Ubuntu é possível manter TODAS as três UIs citadas anteriormente (GnomeUnity e KDE) funcionando na mesma máquina sem causar qualquer tipo de conflito, ou seja, você pode escolher qual interface gráfica quer usar sem ter que instalar mais de uma distro Linux na máquina! Não é fantástico? =D

Os procedimentos que serão descritos neste tutorial são muito simples e não requerem qualquer habilidade de uso do tão temido TERMINAL (console de linha de comando). Sem mais, vamos dar início ao tutorial!

Para este tutorial, você vai precisar dos seguintes itens:


- Imagem (.ISO) do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Você pode acessar as páginas oficiais de downloads do Ubuntu, tanto do site internacional quanto do brasileiro, ou pode escolher um dos links diretos abaixo:
  • Ubuntu Linux 11.10 (amd64 - 64 Bits) - Download (Torrent)
  • Ubuntu Linux 11.10 (amd64 - 64 Bits) - Download (link HTTP direto)
  • Ubuntu Linux 11.10 (x86 - 32 Bits) - Download (Torrent)
  • Ubuntu Linux 11.10 (x86 - 32 Bits) - Download (link HTTP direto)
  • MD5 Ubuntu 11.10 (64 Bits) - 62fb5d750c30a27a26d01c5f3d8df459
  • MD5 Ubuntu 11.10 (32 Bits) - c396dd0f97bd122691bdb92d7e68fde5
Não esqueça de checar o MD5 da imagem .ISO baixada antes de gravá-la em um CD/DVD. Se você não souber como checar o MD5 uma imagem .ISO, acesse o nosso tutorial e assista ao vídeo; é muito fácil e rápido.


- Programa gravador de CD/DVD ou PEN DRIVE

Se você não tiver um programa para gravar CD/DVD, instalado em sua máquina, pode baixar o ImgBurn que é um programa fantástico e gratuito (é o programa que eu utilizo no Windows das minhas máquinas).
  • ImgBurn (v.2.6.5.0) - Download (Link Direto)
Você também pode optar por preparar um "Pen Drive Bootável", utilizando a imagem do Ubuntu que você já baixou. No próprio site oficial da distro tem uma página explicando como fazê-lo.


1º Passo

Supondo que você já tenha o Ubuntu instalado em sua máquina, abra o Terminal (para isso, aperte a tecla "Windows" do seu teclado, ou clique no símbolo do Ubuntu que fica no canto superior esquerdo da tela, digite 'Terminal' na caixa de busca e execute-o) e digite o comando abaixo:


$ sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports

Insira sua senha de usuário e pressione a tecla "Enter" (clique nas imagens para ampliar).




2º Passo

Adicionado o repositório backports do Kubuntu, é preciso atualizar a "árvore de pacotes" do APT para que todos os pacotes relacionados ao repositório adicionado possam ser visualizados. Para isso, digite o seguinte comando:

$ sudo apt-get update



3º Passo

Agora que a "árvore de pacotes está atualizada, é possível instalar o KDE tanto pelo Terminal quanto pela "Central de Programas do Ubuntu". Se quiser instalá-lo através da Central de Programas do Ubuntu, basta digitar "kubuntu plasma desktop" na caixa de pesquisa e selecionar o pacote, ou digitar "apt://kubuntu-desktop" na barra de endereços do Firefox e apertar a tecla "Enter".





Caso você queira instalá-lo pelo Terminal, basta executar o seguinte comando:

$ sudo apt-get install kubuntu-desktop

Depois é só ir tomar um café, porque deve demorar um pouquinho até tudo ser baixado e instalado.


4º Passo

Depois de finalizada a instalação, reinicie o seu computador para assegurar que todos os módulos do KDE serão carregados com sucesso na próxima inicialização. Feito isso, basta seleciona o ambiente gráfico desejado, na própria tela de login, clicando na engrenagem que fica do lado do nome do usuário, conforme mostra a figura abaixo:



Pronto! Agora é só curtir as diferentes UIs no seu Linux! =D

Gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique nos botões curtir - do Facebook - e "+1", e compartilhe o post, pode ser que outras pessoas também o achem útil. =D Ah, não esqueçam de comentar o post dizendo o que acharam do nosso tutorial, ok? Só assim podemos saber se precisamos melhorar ou não.


[Fonte: Ubuntu Hashes]