Ads 468x60px

Dicionário NERD

Aperte CTRL + F e procure pela palavra desejada:

S.O - Abreviação de SISTEMA OPERACIONAL.
iOS - Sistema operacional de alguns dos dispositivos da Apple (iPhones 3G / 3GS / 4 / 4S, iPods Touch 2g / 3g / 4g, iPads 1 / 2 e o Novo iPad).
Linux - Sistema operacional para computadores e outros dispositivos (assim como o Windows).
FreeBSD - Sistema operacional para computadores regido pela licença BSD (Sistema UNIX)
Distro - Nome dado às diversas distribuições do Linux. Cada fabricante tem a sua.
Android - Sistema operacional criado pelo Google. Atualmente equipa celulares e computadores de mão.
MeeGo - Sistema operacional que seria utilizado pela Nokia em seus novos celulares. Tudo indica que ele será descontinuado.
Gadget - Dispositivo tecnológico. Pode ser um celular, um computador de bolso (Palm Top), um Tablet etc.
Tablet - É uma espécie de computador de mão.
Smartphone - Celular inteligente que agrega diversos recursos como GPS, Conexão wireless, bússola, serviços de mensagens instantâneas (MSN Messenger, Gtalk) entre outros.
Kernel - Núcleo de um S.O.
GPL - Abreviação do termo "General Public License" . É a licença de uso que rege os softwares livres.
BSD - Abreviação do termo "Berkeley Software Distribution". É uma licença de código aberto, mas diferentemente da GPL ela pode ser utilizada tanto em softwares livres quanto em softwares proprietários. O Kernel do Mac OS X (S.O da Apple) é regido por essa licença.
TUX - Mascote do S.O Linux. É o famoso Pinguim!
VoIP - Serviço de telefonia que utiliza a internet como meio de tráfego de dados e não linhas telefônicas. Possui tarifas muito mais baratas que as das linhas telefônicas. É necessário ter uma boa conexão com a internet para que se obtenha a mesma qualidade de ligação das linhas telefônicas convencionais.
CEO - Abreviação do termo "Chief Executive Officer" que traduzindo temos "Oficial Executivo Chefe". É o executivo de maior patente de uma organização. É ele o encarregado pela gerência geral da empresa; o CEO da Apple é o Tim Cook (antes era o Steve Jobs), da Microsoft é o Steve Ballmer, da Google é o Eric Schmidt etc.
Troll - Pessoa sem argumentos que participa de discussões apenas para criar o caos e enfurecer outras pessoas.
Web Developer - Desenvolvedor de sites e páginas da web. É ele quem codifica, ou seja, cria e/ou altera o código fonte das páginas.
Web Designer - É aquele que cria a arte do site e faz os modelos de template que serão utilizados pelo Web Developer.
Backdoor - "Porta dos fundos". É uma brecha na segurança de um software criada de forma proposital que pode ser explorada por usuários mal intencionados.
IP - Abreviação de "Internet Protocol". É o protocolo de comunicação entre duas ou mais máquinas, ou seja, é a forma como os computadores se comunicam em uma rede. Cada país (e os diferentes estados do Brasil) possue um endereço específico daquela região, identificando assim o lugar no qual a máquina se encontra fisicamente.
IPSEC - Abreviação de "IP Security Protocol". O Protocolo de segurança IP é uma extensão do IP que visa fornecer privacidade ao usuário, integridade de dados e autenticidade das informações.
Benchmarks - Testes de desempenho realizados em dispositivos ou componentes, com o auxílio de programas específicos. Geralmente (quase sempre) são atribuídas pontuações, em cada teste, aos aparelhos testados e os resultados são dados em forma de gráficos comparativos.

SLI - Tecnologia criada pela Nvidia que permite a ligação entre placas de vídeo iguais.
CrossFire - Tecnologia criada pela AMD que permite a ligação entre placas de vídeo iguais.
Slots - Encaixes localizados na placa-mãe destinados à introdução de componentes.
Socket - É o Slot onde se introduz o processador
Mobo - É a abreviação do termo "Motherboard", que em português significa placa-mãe
HDD - É a abreviação do termo "Hard Disk Drive", que em português significa Drive de disco rígido. Principal dispositivo de armazenamento de dados em um computador.


Jailbreak - "Quebra da prisão". É um procedimento realizado em dispositivos para retirar restrições impostas pelos fabricantes, além de adicionar outras funcionalidades.
Live Stream - Trasmissão ao vivo, de vídeo ou audio, via internet.
Bluetooth - Dispositivo que possibilita uma conexão sem fio entre aparelhos que o possuam. É possível trocar dados e informações por meio dessa conexão.
Gameplay - Vídeo mostrando como o jogo é na realidade. Pode ter sido gravado pelo próprio jogador ou disponibilizado pelo fabricante do jogo.
RSS - Tecnologia construída na linguagem XML que permite aos usuários da web se inscreverem em sites que sofrem atualizações constantes (blogs e canais de notícias, por exemplo). A pessoa inscrita consegue visualizar todas as últimas alterações/posts/notícias do site sem precisar abrí-lo de fato.
Malware - Vem do termo Malicious Software. São softwares maliciosos que infectam computadores com o intuito de destruir dados ou roubar informações. Vírus, Worms, Cavalos de Tróia (Trojans) e Spywares são exemplos de Malware.
Botnet - Termo utilizado para designar uma rede de computadores infectados por um determinado vírus (ou malware) que é capaz de controlar essas máquinas remotamente, transformando-as em BOTS (roBOTS, robôs).
Microblog - Sistema de postagem com quantidade de caracteres limitados. O Twitter é o principal exemplo.

Console - Videogame.
PS3 - PlayStation 3, videogame criado pela SONY (sucessor dos PlayStations 1 e 2). 
PS3Key - Pequeno "Pen Drive" criado para fazer o "Desbloqueio" do PS3.
XBOX - Videogame criado pela Microsoft.
Kinect - Dispositivo com sensor de movimentos criado pela Microsoft para ser usado com o XBOX.
Brickar - "Brick" é um substantivo em Inglês que em português significa "Tijolo"; resumindo, "brickar" um dispositivo é a mesma coisa que transformá-lo em um tijolo, um peso de papel (e dos bem caros).
RPG - Abreviação do termo "Role Playing Game". É um tipo de jogo onde o jogador assume o papel de um personagem criado e este vai evoluindo a medida que derrota inimigos e completa tarefas. A dinâmica do jogo é comandada por uma pessoa chamada Master. Pode ser jogado com dados ou com cartas (Decks).
MMORPG - Abreviação do termo "Massive Multiplayer Online RPG". É um tipo de RPG só que é jogado em computadores (ou consoles). Ele pode ser composto por diversos mundos, onde o jogador pode escolher em qual deles criará seu personagem. Como os servidores estão sempre online, o jogo não para; no entanto as atividades do jogador são suspensas quando este desloga do servidor (ou sai do jogo).
F2P - Abreviação do termo "Free To Play", que traduzindo significa "Livre para jogar". Diversos estúdios desenvolvedores de jogos disponibilizam alguns títulos para que sejam jogados gratuitamente, bastando, para isso, possuir uma conta cadastrada em um servidor ou serviço fornecido pela empresa.
FPS - Abreviação do termo "Frames Per Second " que traduzindo significa "Quadros por segundo". É a taxa de quadros mostrados na tela a cada segundo. Quanto maior o número, melhor vai ser apresentado o vídeo ou o jogo.
Engine (Games) - Traduzindo ao pé da letra significa "Motor". É um sistema de software desenhado para a criação e desenvolvimento de jogos. A Engine provê um pacote de ferramentas visuais de desenvolvimento.
BOT - Originário da palavra "ROBOT", que em português significa "robô". É um termo muito utilizado em jogos para designar os personagens controlados pelo computador.