Ads 728x90

Últimas Notícias

Comparativo: Plasma x LCD x LED TV - Qual comprar?

Hoje, muitas pessoas (muitas mesmo, eu inclusive) têm dificuldade em comprar uma televisão devido à variedade de modelos e tecnologias, e a diferença de preços. Antigamente as únicas preocupações que se tinha ao escolher um televisor eram o tamanho da tela e a marca. Agora o consumidor tem que considerar, além dos dois fatores citados, qual dos três modelos o atende melhor: Plasma, LCD ou LED.

As primeiras TVs finas de tela plana a chegarem no mercado foram as de Plasma. Desde então, aperfeiçoou-se a tecnologia dessas TVs deixando o conjunto de cores bem próximo do que se tem nas TVs de tubo catódico (aquelas com bunda grande. =D), e esse é um dos principais fatores a ser levado em conta na hora de escolher a TV. Dois aspectos negativos da TV de Plasma são o consumo elevado de energia e a temperatura que a TV atinge, danificando componentes internos e queimando a tela.

Em seguida surgiram as TVs de LCD: mais finas, leves e com baixo consumo de energia. Se tornaram muito populares, mas as de tamanho maior (superior a 42") são bem mais caras que as de Plasma. O principal problema das TVs de LCD é a baixa qualidade dos níveis de cor preta, o que torna as imagens menos vivas e nítidas. Esse problema tem diminuído ao longo dos anos. Outro problema das TVs de LCD é o ângulo de visão. Nos modelos mais antigos ele era muito limitado, o que forçava a pessoa a se posicionar de frente para a TV. Esse problema também tem sido atenuado, mas ainda persiste. Apesar desses problemas, as TVs de LCD não sofrem do mesmo mal que as TVs de Plasma (queima de tela), tem um consumo de energia menor (na maioria dos casos) e tem resolução melhor (na maioria dos casos).

Por fim chegaram as TVs de LED. Existem dois tipos de TV de LED: convencional e bordas luminosas. O grande problema das TVs de LED é o preço. As mais novas ainda são muito caras, o que acaba as tornando menos atrativas. Elas são mais finas que as TVs de Plasma e LCD, a qualidade dos níveis de cor preta chega muito perto dos conseguidos nas TVs de Plasma e possuem o menor consumo de energia.

Veredicto:

Qualidade de imagem Plasma > LED >> LCD
Consumo de energia LED >>> LCD > Plasma
Preço Plasma > LCD >> LED


Legenda:

> - Melhor
>> - Bem melhor
>>> - Muito melhor

Esse post te ajudou? Compartilhe, ele pode ajudar outras pessoas. =D
Se você gostou, clique em "Like" ali embaixo! =D