Mac OS X Lion: funcionalidades, preço e disponibilidade
Revelado no evento "Back to the Mac", finalmente a versão final do Mac OS X Lion, v. 10.7, foi revelada. Phil Schiller, VP Senior de marketing internacional de produtos da Apple, entrou no palco para falar sobre o novo S.O e apresentar dez das "250 novas funcionalidades" dele.
Vamos a elas:
1ª. Gestos multitouch
O suporte a gestos multitouch, a partir do trackpad, foram melhor implementados no S.O e funcionam de forma suave. As barras de rolagem foram abolidas do Mac OS X.
2ª. Aplicativos fullscreen
Assim como já acontece no iOS, agora os aplicativos no Mac OS X podem ser executados em fullscreen. Os aplicativos nativos do sistema já darão suporte a essa funcionalidade.
3ª. Mission Control
O Mission Control não só substitui os Exposé, Dashboard e Spaces, como agrega todos eles. Essa nova funcionalidade permite aos usuários visualizar todas as janelas abertas, aplicativos em full screen, widgets e "spaces". O novo sistema de visualização pode ser ativado usando-se um simples gesto ou pressionando-se uma tecla do teclado.
4ª. Melhorias na App Store e compras In-App
A Apple adicionará um sistema de sandboxing, a fim de incrementar a segurança da loja, notificações PUSH e compras in-app (in-app purchase), que permitem ao usuário adquirir serviços ou upgrades - por exemplo - no próprio aplicativo.
5ª. Launchpad
O Launchpad permite que os usuários acessem de forma rápida todos os aplicativos instalados na máquina (assim como o Chrome OS faz). Ao invés de ter que navegar pela pasta de aplicativos, como sempre se fez (usuários de Windows e Linux também estão acostumados a isso), agora basta acessar o launchpad. Esse novo sistema de visualização também permite uma melhor organização da tela, podendo o usuário criar grupos de aplicativos (como se faz no iOS). Mas o melhor de tudo é o sistema salvar o estado dos aplicativos quando eles são fechados, retomando-o a partir do mesmo lugar na próxima vez que for inicializado.
6ª. Resume
É uma nova tecnologia a qual permite que o computador possa ser desligado preservando a sessão do usuário: todos os aplicativos abertos e dados inseridos dentro dessa sessão serão salvos e trazidos de volta ao usuário no mesmo estado que se encontravam antes da máquina reiniciar.
7ª. Auto-save
O Auto-save complementa a funcionalidade "Resume". É através dessa função que os dados das sessões serão salvos para que estas sejam restauradas.
8ª. Versions
Estende a funcionalidade do "Time Machine" para documentos. Isso significa que os usuários podem escolher "voltar no tempo" para restaurar versões antigas dos referidos documentos a partir do próprio aplicativo, como o "Pages" por exemplo. Os usuários podem comparar diferentes versões e até mesmo copiar e colar entre elas, o que mostra a flexibilidade do Versions.
9ª. Airdrop
Permite que os usuários de Mac OS X, que possuam o programa instalado, compartilhem arquivos entre si de forma simples e rápida.
10ª. Novo aplicativo de email
Depois de vários anos com a mesma interface e formato, o aplicativo de email recebeu uma grande atualização. As pastas de email agora são mostradas no topo da janela, abaixo da barra de ferramentas, e não mais na esquerda, houve melhora na visualização de mensagens (preview) e no agrupamento de "conversas", permitindo ao usuário agrupar as mensagens de um único contato de forma simples e organizada (como o gmail e os clientes de email para linux, thunderbird e evolution, fazem).
O Mac OS X Lion estará disponível em julho apenas na Mac App Store e possui 4GB de tamanho. É isso mesmo, nada de mídia física (DVD); ele só será vendido via download através da loja online de aplicativos para Mac e custará US$ 29,99.