Ads 728x90

Últimas Notícias

IBM anuncia a memória PCM: 100x mais rápida que a memória flash!

Depois da Intel quebrar um dos mais antigos paradigmas da informática, criando o transístor 3D, chegou a vez da IBM fazer parte desse time. A empresa anunciou ontem, dia 30/06, que está desenvolvendo um novo tipo de memória de armazenamento, chamada de PCM (Phase-Change Memory), capaz de ser 100 vezes mais rápida que as atuais memórias flash presentes no mercado.

A nova memória de mudança de fase (traduzindo literalmente o conceito) possuirá uma velocidade de leitura até 100 vezes maior que as atuais memórias flash, presentes em pen drives e smartphones, e mantém sua confiabilidade após milhões de ciclos de escrita. O grande segredo está na forma como a memória PCM armazena os dados e informações; uma liga especial de metais, da qual a PCM faz uso, é capaz de ser induzida a estados físicos diferentes a medida que a corrente elétrica a percorre.

All rights reserved to IBM
Você deve estar se perguntando: "E daí, o que isso tudo quer dizer?". Quer dizer que enquanto a memória flash disponível hoje no mercado é capaz de armazenar apenas um BIT de dados por célula, a PCM é capaz de armazenar diversos BITs por célula. Imagine poder ligar um computador e ele iniciar o sistema quase instantaneamente; é o que vai acontecer quando essa nova memória atingir o mercado.

Por enquanto ela ainda está em desenvolvimento, mas como os dois grandes problemas envolvidos em seu desenvolvimento, que a impediam de ser utilizada em cenários reais - armazenamento de apenas um BIT por célula e ser suscetível a erros "fatais" -, já foram solucionados, segundo a própria IBM a PCM deverá começar a ser comercializada daqui a aproximadamente cinco anos.

Estamos vendo uma nova informática nascer, podem ter certeza disso!


[Fonte: IBM, Terra Tecnologia, MacMagazine]