Ads 728x90

Últimas Notícias

Microsoft apresenta o Windows 8! [Vídeo]


A menos que você tenha vivido os últimos dois dias com um tampão no ouvido e venda nos olhos, deve estar sabendo que a Microsoft apresentou ontem, dia 13/09, a nova versão de seu sistema operacional, o Windows 8. O novo sistema é totalmente diferente do que os usuários de Windows estão acostumados a ver, mas a interface e os recursos estão extremamente intuitivos e com certeza nenhum usuário terá maiores problemas em se adaptar.

Lockscreen do Windows 8
Partindo do tremendo fiasco que foi o Windows Vista, passando pelo sucesso do Windows 7, parece que a Microsoft está começando acertar (de verdade) com o Windows 8. O novo Windows tem foco em uma interface baseada no toque (touch-based), a qual é otimizada para o uso em tablets, ao mesmo tempo que mantém o suporte a teclados e mouses. Além da interface ser concisa e intuitiva, há uma melhora significativa no desempenho do sistema, e uma melhor organização da área trabalho.

METRO UI


Quem já viu o Windows Phone 7 conhece bem este novo conceito de interface. A Microsoft decidiu transportar o estilo do WP7 para o desktop, incorporando a nova tecnologia em todas a variantes do Windows. Pelo que se pode perceber da Microsoft, pelo menos por enquanto os aplicativos com estilo Metro ainda não farão parte do núcleo do Windows 8, mas parece que é justamente isto que a empresa quer para a plataforma no futuro.

FULLSCREEN e SPLITSCREEN

Os aplicativos funcionarão no modo tela cheia (fullscreen), mas o usuário terá a opção de escolher dois dos programas que estiverem rodando no S.O para dividirem a tela (splitscreen); este recurso é utilizado em jogos de console/PC/Mac que suportem dois jogadores ao mesmo tempo utilizando o mesmo equipamento (e consequentemente a mesma TV/tela).

Os sites Gizmodo e Engadget fizeram reviews completas desta versão prévia do sistema, as quais valem a pena ser lidas por aqueles que querem saber mais sobre o novo Windows (ela é toda em inglês). Além disso, o pessoal do site Engadget também fez um vídeo com o hands-on do S.O que estava rodando em dispositivos presentes no saguão onde foi realizada a conferência da Microsoft. Confira o vídeo a seguir:



A Microsoft não só apresentou a nova versão de seu sistema como fez melhor: disponibilizou, para download, uma versão prévia do sistema que é voltada para desenvolvedores, mas está acessível para todos! A versão é grátis e não há a necessidade de se cadastrar em nenhum serviço da Microsoft. Quem quiser fazer o download do novo "Windows 8 Developer Preview", pode utilizar os links oficiais a seguir:
Ele é tão leve quanto o Windows 7, portanto as especificações técnicas necessárias para rodar o Windows 8 são as mesmas. Lembre-se que esta é uma versão preliminar, ou seja, de testes. Resumindo: instale o Windows 8 em uma máquina de testes.


[Fonte: Redmond Pie 1, Redmond Pie 2, Gizmodo, Engadget 1, Engadget 2]