Ads 728x90

Últimas Notícias

Review.: Placa WMP600N no Windows 64 Bits e no Linux


Todo gamer que se preza quer ter um equipamento decente/performático, certo? Pensando nisso e na minha atual situação, onde  preciso usar WiFi na minha moradia, resolvi comprar uma placa de rede wireless. Abri um pouco a mão e comprei uma WMP600N da Linksys/Cisco.





Confiei no equipamento pelo seu nome; quanto desgosto.

Sempre curti routers da Linksys, pois sabia que, mesmo que eles tivessem problemas, alguma "firmware alternativa"(aka: dd-wrt ou OpenWRT) me salvaria, mas não pensei que a qualidade da controladora wireless fosse tão ruim. Como poweruser consegui contornar a situação e descobrir porque esta placa é ruim, mas garanto que outro gamer com menos conhecimento passaria raiva.

Instalei a placa. Com o driver padrão (assinado/desenvolvido pela Microsoft), a placa conectava e com bastante sacrifício acessava a internet. Coloquei o CD da Linksys que veio na caixa e como TODO o produto deles, vem com o aviso "Run CD first". Pra que DIABOS serve o plug-and-play se eu tenho que RODAR o CD, rebootar o PC e instalar a placa no slot PCI? Linksys, por favor, para com essa mania de "Run CD First", sério, isso parece anos 90. De pirraça fiz isso: desconectei a placa e fiz todo o lenga-lenga.

Beleza. Rodei o CD e na hora do reboot nada acontecia. Copiei o conteúdo do CD para minha segunda partição. Ele rebootava e não achava a maldita placa. Naveguei no conteúdo do CD e constatei a existencia de drivers apenas para Windows XP e Vista(32 bit). Cade a renovação das ISO's?

Com a concessão do notebook de um amigo, baixei o driver correto. Ultima versão (3.0.1) vindo do site da fabricante e para Windows X64. Conectei no Skype, mas meus colegas reclamavam de voz robótica. Olhando nos gerenciadores de rede do Windows, vi que a conexão oscilava de 52MB para 1,8MB. Jogar era impossível pois meu "Delta Ping" (RÁ) era estratosférico. Momentos em que de 80ms ia pra 550ms, voltava ao 100ms, ia para 999 e meu BattleField parecia uma apresentação de slides.

Procurando mais informação na internet, achei uma thread da communitycisco onde averiguei que várias pessoas classificavam esta placa no Windows 7 X64 como "crap/epicfail" ou como disse um usuário enomeado differentuser: "What the hell do I do with this paperweight piece of **bleep**?"

Descobri que o problema não estava no hardware, mas sim no driver. Bootei meu openSUSE Linux e funcionava extremamente bem. Sinal BOM, download a 1 MBPS (10Mb de Net) via wireless e no LiveCD do Ubuntu também rodava de forma bem agradável. Voltando pro Windows o calvário continuava.

Fiz todas as soluções de contorno descritas nessa thread, inclusive as de fuçar em REG, deletar coisas de C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository (que o Windows não deixa deletar, mas nada que um Dual-Boot não resolva). Também tentei coisas como:
  • Habilitar o tal do "modo-game", que teoricamente seria um QoS via hardware pra melhorar performance.
  • Habilitar modo AD Hoc N e mexer no router. Esta foi a pior, pois quando a habilitei derrubei minha rede
  • Desabilitar/Habilitar todas as outras funcionalidades de forma a permutá-las.
  • Alterar Região de País manualmente
  • Habilitar/Desabilitar 892.11h
  • Botar Windows 32 bit não foi classificado como "solução" na minha mente.
Bom, eu tava cansado, pois já era 1:00 da manhã. Depois de matutar, e ver no Linux que esta placa se tratava do chipset RALink 2600 pensei em baixar o driver DIRETO da criadora do chipset. Porque não? Notei que a versão do driver era mais nova (3.1 e último update de 2010, pasmem), e este driver encaixou-se no nível "lâmpada de natal". Só servia para acender a luzinha da placa e mais nada. Fechei o gabinete com medo de, involuntariamente, quebrar aquela maldita placa.

Como resolvi a situação? Voltei na loja e, contando as coisas que fiz, troquei por uma placa mequetrefe da EnCore + Fones + WebCam, e ontem consegui jogar como se estivesse ligado no bom e velho Ethernet.

Nota no Linux: 8. Funciona bem, mas o driver é genérico para RALink 2600.
Nota no Windows: 3, pois ela pode funcionar em variações 32 bit ou em outros Windows que não o Seven. Na verdade, vamos baixar esta nota para 2 visto que nem o SUPORTE da Cisco sabe o que é. Eles afirmam que é um problema rodando na frequência de 5GHz, que é "defective", mas não tive tal problema no Linux.

Link para a thread da Cisco: http://homecommunity.cisco.com/t5/Wireless-Adapters/WMP600N-weak-connection-and-low-signal-Windows-7-x64/m-p/366099?comm_cc=LATAMen&comm_lang=en#M29301