Ads 728x90

Últimas Notícias

Jogos.: A onda dos remakes

Resident Evil (original do PlayStation, à esquerda, e o remake do Game Cube, à direita)
Não é de hoje que a indústria do entretenimento aposta em relançamentos para arrecadar mais. Esses relançamentos podem vir inalterados, ou com pequenas alterações, ou até, em alguns casos mudanças radicais, inclusive de conceitos e contextos. Em geral, a opinião do público é de que se tratam apenas de caça-níqueis, que não chegam aos pés das obras originais. Entretanto, casos como o remake de Resident Evil lançado para o Game Cube mostram que é possível sim fazer releituras de qualidade, inclusive superando os originais.

A atual geração de consoles abusou desse conceito. Alguns dos exemplos mais conhecidos são Super Street Fighter II Turbo HD Remix (pausa para respirar) e os relançamentos em alta definição de jogos da série Resident Evil (4, Code: Veronica X, Umbrella Chronicles, Darkside Chronicles), que apenas passaram por um upgrade gráfico, mantendo a mecânica de jogo. Já jogos como Turtles in Time e Double Dragon passaram por alterações na mecânica. O primeiro foi relativamente bem aceito; já o segundo, nem tanto.

Confiram logo abaixo alguns remakes, lembrando que não considero como remakes os lançamentos de jogos exatamente como eram originalmente e/ou com modificações insignificantes, como alguns que saíram na PSN e na Live.

Alguns remakes já lançados:

Super Street Fighter II Turbo HD Remix (PlayStation 3, Xbox 360)
A já mencionada remasterização do clássico de luta dos anos 90. Um belo trabalho da Capcom, preservando a jogabilidade e trazendo qualidade gráfica para a geração Full HD.


Resident Evil (Game Cube e Wii)
Uma completa releitura do clássico do survival horror. O jogo original foi lançado para PlayStation em 1996. Este remake foi lançado em 2002, com gráficos totalmente novos, alguns ajustes na jogabilidade, e áreas novas para serem exploradas. Na minha opinião, a melhor versão de Resident Evil existente.


Streets of Rage (PC, não oficial)
Uma releitura feita por fãs da série iniciada em 1991. Este remake contém todos os personagens, cenários e inimigos da série clássica. Era distribuído gratuitamente, mas a Sega forçou sua retirada do ar, alegando violação de direitos autorais.


Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time Re-shelled (PlayStation 3, Xbox 360)
Releitura lançada em 2009 na PSN e Live com gráficos totalmente refeitos em 3D, movimentação dos personagens adaptada a essa nova realidade, vozes e músicas refeitas. Este jogo foi baseado na versão original do arcade, apesar de muitos fãs preferirem a versão de SNES.


Remakes anunciados:

Rock'n'Roll Racing (PC, não oficial)
Previsto para ser lançado ainda em 2012, esse remake feito por fãs russos já está famoso e é muito esperado. Aparenta ser de muita qualidade. Tomara que a Blizzard não force sua retirada do ar.


Double Dragon Neon (PlayStation 3 e Xbox 360)
Após a mal sucedida versão de Double Dragon 2 para a Live, agora é aguardado o lançamento deste jogo que deve ser, ao mesmo tempo, um remake e um reboot na franquia. Os personagens serão modelados em 3D, mas a essência side-scroller deve ser mantida.


Resident Evil Chronicles HD Collection (PlayStation 3)
Remasterizado em alta definição e adaptado para uso com o periférico Move. Sim, é só isso. Mais um caça-níqueis da Capcom (opinião do autor da matéria) e sua polêmica série on-rails (estilo em que o personagem parece se mover sobre trilhos, permitindo ao jogador apenas o controle da mira).


Remakes mais pedidos pelos fãs:

Final Fight
Outro clássico dos beat 'em ups, sempre rivalizou com Streets of Rage. Merecia um remake, mesmo que não oficial.


Road Rash
Nunca entendi porque essa série foi abandonada. A trilogia do Mega Drive e a versão para Road Rash eram extremamente divertidas. As versões posteriores agradaram tanto, mas com a tecnologia atual é possível fazer um jogo imperdível. Imaginem uma versão refinada de Road Rash nesta era de jogatina online! Seria épico.


Resident Evil 2
Pelo menos nos fóruns que eu acompanho, vejo mais gente que prefere RE2 ao 1 do que o contrário. Como a Capcom já lançou sua releitura do RE original, os fãs agora anseiam por um remake do segundo episódio da franquia. Também seria épico, ainda mais se conseguissem, de alguma forma, colocar Leon e Claire para interagir durante uma mesma partida, cada personagem sendo controlado por um jogador. Claro, se isso não implicasse em alterações significativas na história.


Existem inúmeros remakes tanto lançados quanto anunciados e abortados. Se eu me estender demais, esta matéria não vai acabar nunca. Portanto, me limitei a exemplificar apenas alguns. Mas fiquem à vontade para comentar e sugerir outros jogos. Podemos atualizar o post.

E você? Curte a onda dos remakes ou prefere novas franquias e sequências? Faça seu comentário!