Ads 728x90

Últimas Notícias

Pesquisadores criam Malware para Android capaz de gerar uma imagem 3D do ambiente!


É isso mesmo que você leu! Pesquisadores da Universidade de Indiana, que também trabalham para a marinha norte-americana, desenvolveram um malware para Android capaz de criar um mapa 3D do ambiente no qual o dispositivo se encontra, tudo isso utilizando a câmera e os sensores espaciais como giroscópio, acelerômetro e GPS. O malware foi batizado de PlaceRaider.

Apesar do malware ter sido criado para o S.O. Android, os próprios pesquisadores publicaram um relatório afirmando que todos os dispositivos mais modernos e topos de linha, como o iPhone 5, Samsung Galaxy S III e outros, também estão suscetíveis ao surgimentos de malwares como o que foi desenvolvido por eles. Segundo os pesquisadores, a intenção no desenvolvimento do PlaceRaider é mostrar aos fabricantes de dispositivos que eles precisam mudar a forma como os aplicativos obtêm acesso aos recursos físicos do aparelho.

O PlaceRaider é capaz de infectar todos os dispositivos que rodem o Android Gingerbread 2.3 ou superior, foi inserido em um aplicativo de fotografia que possui livre acesso à câmera, ao GPS (localização geográfica) e ao acelerômetro do aparelho. Ele funciona da seguinte forma: assim que ele é instalado no aparelho, o malware silencia o som da câmera e passa a tirar fotos aleatórias contendo informações de data, hora, localização e orientação do aparelho, e as envia a um servidor remoto que faz a simulação do ambiente.

Os pesquisadores disseram que alguns detalhes técnicos cruciais precisaram ser implementados para que o malware funcionasse de forma "satisfatória". Por exemplo, para evitar que a memória do aparelho ficasse sobrecarregada, foi implementado um compressor de arquivos no próprio malware.

Repito, os criadores disseram que isso foi para alertar os fabricantes de dispositivos a fim de impedir que a proliferação e a disseminação de pragas desse tipo ocorram, mas há um certo ditado que diz: "de boas intenções, o inferno está cheio".

Espero que ESSE malware não caia nas mãos erradas.


[Fonte: INFO]