Ads 728x90

Últimas Notícias

Curiosidade.: A tecnologia por trás do novo motor Ford Duratec Direct 2.0!

Motor Ford Duratec Direct 2.0
[Imagem: Reprodução/Ford do Brasil]
O motor a combustão que equipa um carro é uma das mais belas invenções tecnológicas da história! A rápida evolução de tais motores se deu, basicamente, pelo avanço em pesquisas não só na área da tecnologia de motores como da tecnologia em geral. Com relação ao setor automobilístico, o Brasil tem sido um país bastante negligenciado, recebendo tecnologias lançadas há muito tempo em outros lugares do mundo e as sobras dos mercados europeu e norte-americano em relação a acabamentos (aqui, tudo vira plástico). No entanto, parece que a Ford do Brasil quer tentar mudar um pouco essa visão e traz para o país o primeiro motor com injeção direta de combustível em um carro Flex!

Novo Ford Focus Hatch 2013 brasileiro
[Imagem: Reprodução/Ford do Brasil]
O novo motor, conhecido por Duratec Direct 2.0, chegará ao mercado brasileiro no final deste mês de setembro - com o lançamento oficial do novo Ford Focus Sedan (a versão Hatch deve começar a ser vendida na segunda semana de outubro) - e, segundo a Ford, ele foi desenvolvido inteiramente pela equipe brasileira de engenheiros da companhia.

Novo Ford Focus Sedan 2013 brasileiro
[Imagem: Reprodução/Ford do Brasil]
Novo Ford Focus Sedan 2013 brasileiro
[Imagem: Reprodução/Ford do Brasil]
Novo Ford Focus Sedan 2013 brasileiro
[Imagem: Reprodução/Ford do Brasil]
Programado para injetar combustível nas câmaras dos pistões na hora certa, o Duratec Direct 2.0 dispensa o tanquinho de partida a frio (aquele que deve ser enchido com gasolina e possui capacidade de, aproximadamente, 1 L), possibilita que seja dada partida em um carro com tanque abastecido inteiramente com álcool a uma temperatura de até -10 ºC, reduz o consumo de combustível e aumenta a potência de entrega dele! Chega de se preocupar se o tanquinho do seu carro tem combustível ou não (todo mundo esquece de checar, sério) e se vai dar tempo de você dar aquela arrancada para entrar na pista. O vídeo abaixo, produzido pela própria Ford, mostra o funcionamento do novo motor de forma detalhada.


E aí, o que acharam?