Ads 728x90

Últimas Notícias

Sistemas.: Android Pirulito: Um doce embalado em Kevlar


E não é apenas de melhorias na interface gráfica que vive o Android. De acordo com os envolvidos no projeto do robozinho, diversas funcionalidades de segurança serão ativadas por padrão nesta nova versão.

Smart Lock

Que tal desbloquear o celular através de NFC, pareamento Bluetooth ou apenas sorrindo para a câmera frontal? Este é o intuito do Smart Lock. Esta função garante maior comodidade na hora de desbloquear seu celular, e também permite a leitura de notificações dos aplicativos selecionados sem o desbloqueio do aparelho e de uma forma indireta, aumentando a segurança dos dispositivos.

Criptografia do armazenamento

A partir do primeiro boot do Android L a encriptação dos dados do seu telefone será iniciada, garantindo uma camada a mais de proteção contra ataques que desejam extrair dados do seu celular em casos de furto e sem incomodar os usuários com configurações extras e complicações em leitura de "opções obscuras". Trocando em miúdos, trata-se de um "embaralhamento" das informações dentro do telefone.

As chaves de criptografia serão armazenadas dentro do próprio dispositivo, e esta é uma função que já existia no Android e será habilitada por padrão em todos os celulares rodando esta versão.

SELinux - Security Enhanced Linux

Múltiplas vulnerabilidades foram evitadas com esta medida de controle granular de "qual app pode fazer o que no celular". Desde sua introdução no Android 4, os aplicativos só tem acesso ao recurso necessário, evitando que um crash de apps espalhe o caos ao resto do celular. O SELinux é uma tecnologia que vem a anos sendo desenvolvida para o Linux e demonstra o poder da comunidade de desenvolvimento de software aberto, e o quanto o Android pode se beneficiar fazendo parte do ecossistema de softwares deste tipo.


[Fonte: Android Official Blog]