Ads 728x90

Últimas Notícias

Ubuntu Linux 10.10 RC Lançado!

Farei um pequeno briefing antes de tratar da notícia em si.

Para quem não sabe - e são muitas pessoas - o sistema operacional Linux não tem apenas uma cara, como o Windows. Existem várias distribuições (também chamadas de DISTROS) disponíveis no mercado, que podem ser gratuitas para download ou pagas (sim, o Linux PODE ser pago).


As distribuições Linux mais usadas hoje são, sem sombra de dúvidas, o Ubuntu e o Kubuntu. Isso se deve ao fato de que cada vez mais usuários estão experimentando o Linux ou até mesmo migrando do Ruindo...digo, Windows para o Linux. Essas duas distros (olha o termo aí!) são as mais aconselháveis para quem ainda não conhece muito bem o Linux, porque elas tem interfaces simples de mexer (muito semelhantes ao MAC OS X - interface GNOME - e ao Windows - interface KDE -, respectivamente) e são as mais didáticas; apresentam vários tutoriais e links de ajuda.

A cada 6 meses o Ubuntu, que usa o GNOME, e o Kubuntu, que usa o KDE, lançam versões novas no mercado que apresentam mudanças no ambiente gráfico, melhorias no sistema e inclusão de novos recursos. Como essas atualizações são feitas de 6 em 6 meses, os números das versões entermediárias variam de 0.06 em 0.06. Por exemplo, se a versão que estou usando é a 10.04, a próxima será a 10.10 e assim por diante. Além disso, todo ano o número antes do "." é acrescentado em 1 unidade. Por exemplo, se estou usando a versão 10.10, no ano que vem a nova versão será a 11.04 (entenderam?).

Ok, agora, vamos à notícia. Essa nova versão está muuuuuuuito bacana, pelo que eu pude eu ver, e diversos recursos novos foram incorporados a ela. Ainda é o RC (Release Candidate - Candidato a lançamento), mas se tudo estiver ok, a versão final deve sair no dia 10/10/10 (Será que foi de propósito? o_O). Abaixo seguem algumas screenshots da tela de instalação:


Tela de apresentação


Gerenciador de fotos e o editor de vídeos

Conceito de sincronização em nuvem (os arquivos sincronizados podem ser acessados de qualquer PC)

Um único aplicativo integra todas essas redes sociais.
Fotos retiradas do site http://planeta.ubuntu-br.org/

Para aqueles que não conhecem o Linux, essa é uma boa chance, até porque ele pode ser instalado dentro do Windows (o_O). Ele funciona como se fosse um programa qualquer que foi instalado em seu computador e poderá ser removido usando o "Remover programas" do Windows.


Quem quiser ver as notas de lançamento (Release Notes) pode entrar AQUI.

Prazer, eu sou o TUX (Pinguim do Linux)