Ads 728x90

Últimas Notícias

Tutorial: Instalando o TweetDeck no Linux Ubuntu 11.04 de 64 Bits


O TweetDeck, que recentemente foi comprado pelo Twitter, é um aplicativo que permite gerenciar várias contas de diversas redes sociais ao mesmo tempo. Hoje, ele é um dos principais clientes multiplataforma para o Twitter. A instalação do programa nos sistemas Windows, Mac OS X e Linux de 32 Bits é muito simples, mas não se pode dizer o mesmo para o Linux de 64 Bits devido a uma limitação do programa Adobe AIR.

Antes de começar o tutorial, vou dizer para que serve o Adobe AIR. Segue a definição do programa segundo a própria Adobe:
O Adobe AIR permite que você tenha suas aplicações da Web favoritas com você o tempo todo. Como as aplicações criadas para o AIR são executadas no desktop e no dispositivo sem um navegador da Web, elas fornecem a conveniência de uma aplicação nativa.
Isso quer dizer, por exemplo, que o TweetDeck roda em cima (através) do Adobe AIR e é justamente por isso que este programa deve ser instalado antes de qualquer outro que faça uso dele (é claro). O tutorial foi criado utilizando-se o S.O Linux Ubuntu 11.04 de 64 Bits, mas provavelmente ele se aplica a outras distros Linux de 64 Bits.

Para esse tutorial você vai precisar dos seguintes arquivos:


OBS: Procure sempre baixar as versões mais recentes dos arquivos citados.


1º Passo

Baixe todos os pacotes apresentados no início do tutorial e coloque-os na mesma pasta a fim de que os comandos sejam todos executados a partir do mesmo caminho.


2º Passo

Instale o pacote getlibs-all.deb através da "Central de Programas do Ubuntu" (ou do Terminal). Para isso, basta executá-lo como um arquivo qualquer (dando um duplo clique do mouse). O Getlibs é um pacote que permite instalar bibliotecas 32 Bits em sistemas de 64 Bits.


3º Passo

Abra o terminal, acesse a pasta onde se encontram os arquivos baixados e execute o arquivo AdobeAIRInstaller a partir do Getlibs para resolver todas as dependências necessárias (permaneça nessa mesma pasta até o final do tutorial):

$ sudo getlibs ./AdobeAIRInstaller.bin


4º Passo

Executar os seguintes comandos para corrigir possíveis erros no Keyring:

$ sudo getlibs -l libgnome-keyring.so
$ sudo getlibs -l libgnome-keyring.so.0
$ sudo getlibs -l libgnome-keyring.so.0.1.1


5º Passo

Abra o pacote Libnss3 com o File Roller, navegue até a pasta usr/lib na janela que se abrirá e descompacte os arquivos libnss3.so.1dlibnssutil3.so.1d, libsmime3.so.1d e libssl3.so.1d na pasta /usr/lib32 do sistema e feche a janela que se abriu. Para abrir o pacote com o File Roller, execute o seguinte comando:

$ sudo file-roller ./libnss3-1d_3.12.7-0ubuntu1_i386.deb



6º Passo

Abra o pacote libnspr4 com o File Roller,  navegue até a pasta usr/lib na janela que se abrirá e descompacte os arquivos libnspr4.so.0d, libplc4.so.0d e libplds4.so.0d na pasta /usr/lib32 do sistema e feche a janela que se abriu. Para abrir o pacote com o File Roller, execute o seguinte comando:

$ sudo file-roller ./libnspr4-0d_4.8.6-0ubuntu1_i386.deb



7º Passo

Link as bibliotecas corretamente executando os seguintes comandos:

$ sudo ln -s /usr/lib32/libnss3.so.1d /usr/lib32/libnss3.so
$ sudo ln -s /usr/lib32/libssl3.so.1d /usr/lib32/libssl3.so
$ sudo ln -s /usr/lib32/libnspr4.so.0d /usr/lib32/libnspr4.so


8º Passo

Através do gerenciador de arquivos, no ambiente gráfico, acesse a pasta onde você baixou o AdobeAIRInstaller.bin, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo, selecione a opção "propriedades", vá para a aba "Permissões" e marque a caixa de seleção "Permitir execução do arquivo como um programa".



9º Passo

Instale o Adobe AIR, copie o arquivo libadobecertstore.so para as pastas usr/lib e usr/lib32 do sistema, e em seguida adicione a biblioteca que resolve o DNS para aplicativos "nss" de 32 Bits (caso contrário eles não conseguirão se conectar com a internet):

$ ./AdobeAIRIsntaller.bin
$ sudo cp libadobecertstore.so /usr/lib
$ sudo cp
libadobecertstore.so /usr/lib32
$ sudo apt-get install lib32nss-mdns


Pronto! Agora é só acessar o site do TweetDeck e instalar o programa! Deu um pouquinho de trabalho, mas vale a pena ter um dos melhores clientes de Twitter no melhor S.O. =D

Gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique no botão "Like" ali embaixo e compartilhe o post, pode ser que ele ajude outras pessoas. =D


[Fonte: Adobe, Bit²]