Ads 728x90

Últimas Notícias

Driver Microsoft SQL server para Linux - Preview

Há algum tempo a Microsoft murmurava sobre tal produto. Agora, é real.

Já está disponível o "preview" do driver de Microsoft SQL Server para Linux. O driver possibilita que desenvolvedores C e C++ conectem em um banco de dados através de aplicações Linux ou Unix. Obviamente a distribuição "melhor suportada" é o Red Hat Linux(RHEL5) 64-bit, que suportará o SQL Server 2008 R2 e o SQL 2012("Denali").

Adicionalmente, o driver suporta autenticação através do protocolo Kerberos, SSL e codificação UTF-8 no lado "cliente". Basicamente alguns ajustes foram feitos no driver, tendo as mesmas funcionalidades que o driver nativo para Windows.

No "roadmap" do driver estão, suporte ao RHEL6 e Linux'es 32-bit, porém ainda não está claro o grau de funcionamento e suportabilidade em outras distros como SUSE ou outros Unix como Solaris ou HP-UX. O driver não é opensource, e também não há planos para que o Microsoft SQL server execute nativamente no Linux.

É meu caro, isto não é apenas "interoperabilidade". Drivers para o HyperV e drivers ODBC para Linux é sinal de que o mercado está em busca de soluções que funcionem, e não apenas "fáceis"


[Fonte: h-online]