Ads 728x90

Últimas Notícias

So.cl, a rede social da Microsoft

(Imagem: reprodução/so.cl)
Depois de algum tempo em beta fechado ao público, agora a Microsoft disponibilizou para todos o beta de sua rede social denominada Socl (também escrita So.cl, em alusão à palavra "social").

O público-alvo, neste primeiro momento, são os estudantes. Inicialmente, a Microsoft não aparenta querer concorrer com outras redes como o Facebook, uma vez que é possível acessar a Socl utilizando sua conta do Facebook, por exemplo, além da própria conta Windows Live.

A Socl dá bastante enfoque ao compartilhamento de imagens, como podemos perceber logo de cara ao acessar a página inicial. Para isso, é possível em um post só compartilhar diversas imagens e vídeos, os quais se agrupam de forma similar à nova interface do Windows 8. Alguns analistas também apontam similaridades com o Pinterest.

(Imagem: reprodução/so.cl)
Há uma grande integração com o Bing. Ao iniciar uma postagem, a Socl inicia uma busca no Bing, a partir do qual é possível arrastar conteúdo para a publicação. Assim, é possível montar uma publicação personalizada, diferentemente do formato mais rígido do Facebook. Talvez seja uma forma da Microsoft demonstrar o poder do Bing e ampliar seu público.

Aparentemente, ainda faltam alguns recursos como mensagens privadas. Entretanto, como ainda é um beta, a Socl deve receber diversas melhorias, principalmente agora que está aberta a críticas do público em geral. Porém, cabe ressaltar que, baseado no que a própria Microsoft destaca, o foco da Socl é conteúdo, e não interação entre amigos. Ela até encoraja a conectar-se a outras pessoas com interesses em comum.

Por fim, destacamos a iniciativa da Microsoft de se expandir e uniformizar seus produtos nas mais diversas áreas, como computadores pessoais, tablets, smartphones, buscadores, redes sociais, etc.

[Referência: So.cl]