Ads 468x60px

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Blackberry apresenta seu novo S.O móvel e lança os smartphones Z10 e Q10!


Nos últimos anos, a RIM, que agora finalmente passou a se chamar Blackberry, tem ocupado um lugar cativo e de destaque nos porões do esquecimento dos dispositivos móveis; é como se ela tivesse sido largada lá e trancada em uma cela feita de adamantium, porque as coisas estavam indo de mau a pior. Para tentar sair desse buraco, a Blackberry realizou ontem (30) um grande evento voltado para o lançamento do seu novo sistema operacional móvel, o Blackberry OS 10, e até o momento a estratégia tem dado certo!

O último grande lançamento da Blackberry - que aconteceu há dois anos - foi o seu tablet, o Blackberry Playbook, que com um Blackberry OS muito mais bonito, clean e com um "approach" diferente das versões para smartphone, teria sido um grande sucesso se na época o iPad 2 não tivesse chegado ao mercado para esmagar quaisquer concorrentes (não pelas especificações, mas por ser da Apple e ter um design simples e bonito). Demorou, mas a empresa finalmente percebeu que precisava tomar uma atitude mais agressiva e que a restrição dos seus dispositivos a um determinado público alvo não tinha mais lugar no mercado; foi aí então que a antiga RIM decidiu mudar, inclusive o seu nome. No mesmo evento, a empresa aproveitou para anunciar que agora se chama Blackberry e apresentou dois novos smartphones: os Blackberry Z10 e Q10.

Imagem: Divulgação/Blackberry Z10
Totalmente remodelado e reinventado, se comparado aos seus antecessores, o Blackberry OS 10 ficou bastante atraente e agora ele está parecendo um híbrido de Android com iOS. Eu inclusive mencionei esse fato de forma positiva durante a nossa cobertura do evento, mas é bem verdade que a Blackberry pode ser vítima de um processo de quebra de patentes se o Google ou a Apple decidirem encrencar com o novo S.O móvel da empresa.
Imagem: Divulgação/Blackberry Q10 
Imagem: Divulgação/Blackberry Z10
Voltando ao Blackberry OS 10, o novo S.O traz uma experiência de uso totalmente diferente daquela que o usuário tinha ao utilizar um dispositivo Blackberry, até mesmo o Blackberry Playbook, mas será que isso será o suficiente para a Blackberry conseguir competir em um mundo móvel dominado pelos S.Os Android e iOS? Vamos tentar descobrir...


Tela geral e gestos multitouch

No caso do BB Z10, o Blackberry OS 10 traz um novo conceito que, na verdade, já vem sendo alvo de rumores nas diversas empresas desenvolvedoras de dispositivos móveis: é a ausência de botões físicos no aparelho. O novo S.O móvel da Blackberry foi feito para que o usuário possa interagir com dispositivos que  não possuem botões físicos na tela, algo que parecia ser uma tendencia a ser apresentada pela Apple no lançamento do iPhone 4S, mas que logicamente não aconteceu. Sim, é preciso um pequeno aprendizado para assimilar o uso de gestos que substituem um botão físico, mas isso com certeza não gerará nenhum trauma para você ou para as próximas gerações.

Imagem: Reprodução/Especificações do BB Z10
O gesto de interação mais importante é deslizar o dedo para cima a partir da borda de baixo da tela, pois fazendo isso o sistema volta para a tela que mostra todos os aplicativos que estão rodando (os donos do tablet da Blackberry já estão bem familiarizados com esse gesto). É como se o usuário fosse acessar a central de notificações do Android ou do iOS, só que ao invés de fazer o movimento de cima para baixo ele o fará de baixo para cima, simples assim.

Até oito (8) aplicativos podem ser executados em background ao mesmo, aparecendo na tela citada logo acima, e um simples toque na tela os trazem de volta ao usuário. Para fechar um aplicativo definitivamente, basta o usuário pressionar o "X" que fica localizado na parte inferior direita da miniatura do aplicativo em execução. Assim como no iOS, se o usuário mover um aplicativo para cima do outro  uma pasta é criada automaticamente.


Reconhecimento de voz

Taken from Engadget website
Seu sistema de reconhecimento de voz é muito parecido com o do Google Search e do famoso Siri, da Apple. É possível fazer buscas, ditar textos de mensagens, executar comandos simples do telefone (como atender uma chamada, por exemplo) e, segundo o pessoal do site Engadget, ele é bem impressionante, mas o servidor de respostas do serviço ainda não está totalmente otimizado e perguntas simples feitas ao aplicativo não puderam ser respondidas por ele. Assim como o Siri, o S Voice (da Samsung) e o Google Search, no BB OS 10 o sistema de reconhecimento de voz só funciona online.


Navegador Web

Como navegar é preciso, nenhum smartphone emplaca sem um navegador decente em seu S.O, e mais uma vez a Blackberry fez bonito, segundo informações de quem testou o aparelho no evento. O navegador web do BB OS 10 foi muito bem construído: é sólido, com interface clean, renderiza conteúdo HTML 5 muito bem, obrigado, e suporta Flash. Apesar do Flash estar sumindo aos poucos da internet, é melhor ter o suporte e poder desabilitar do que nunca o ter, não é mesmo?


Blackberry Message (BBM)

Taken from Engadget website
Continua mais vivo do que nunca, ainda mais agora com a adição de videochamada, bem no estilo Facetime (serviço de videochamada entre dispositivos da Apple e Macs)! Para quem não sabe, o iMessage - serviço de mensagens da Apple que só funciona entre dispositivos iOS - foi baseado na experiência do BBM. É isso mesmo, a Apple meio que copiou a Blackberry nesse quesito.

O BBM também continua dando suporte a ao chat por voz, funcionalidade incluída no BB OS 7. Para começar uma videochamada ou chat por voz com um contato, basta entrar no BBM, selecionar o contato e pressionar o botão que fica no canto superior direito da tela. Nem preciso dizer que o serviço de videochamada só é suportado por aparelhos que possuam o BB OS 10 instalado, não é? No entanto, o chat por voz pode ser executado entre quaisquer dispositivos da Blackberry que rodem o BB OS 7 ou superior.

Por enquanto, não é possível dizer se e quais operadoras permitirão o uso das funcionalidade de videochamada ou chat por voz através da suas redes de dados.


Mapas

Taken from Engadget website
Em um mundo móvel onde geolocalização e navegação são extremamente importantes em um smartphone, nada mais sensato que fazer um aplicativo decente; e a Blackberry fez! O aplicativo de mapas do BB OS 10 é muito bonito - esteticamente falando -, preciso e funcional. Eu sei que, na situação atual, comparar qualquer aplicativo de mapas presente no mercado com o do iOS 6 é sacanagem - com a Apple -, mas mesmo assim ainda é válido e digo que o do BB OS 10 é bem melhor. O único problema é que ele só funciona online, mas isso não é um problema só dele.


É difícil dizer ou prever se o novo S.O móvel da Blackberry conseguirá de fato ganhar uma fatia do mercado de dispositivos móveis visto que o sistema acabou de ressurgir das cinzas depois de um longo período de incubação e defasagem. Assim como aconteceu com a Microsoft e o Windows Phone 7 há pouco tempo, consideramos que a Blackberry está começando do zero e isso acontece em um mundo dominado pelos S.Os Android e iOS, onde seus usuários já estão familiarizados com os referidos sistemas e suas peculiaridades.

A Blackberry deu um passo gigantesco em termos de modernização de seus dispositivos e identidade? Sim! Seu novo S.O móvel agora possui um apelo comercial muito mais aberto a outros públicos-alvo? Sim, mas acredito que isso ainda não seja o bastante para a empresa arrebanhar um público que nunca foi seu.


[Fonte: Engadget (1), Engadget (2)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário