Ads 728x90

Últimas Notícias

Tutorial.: Instalando o ambiente de desenvolvimento Java


É bem comum não saber por onde começar quando se quer aprender a programar em uma nova linguagem. Este tutorial foi feito para você que está interessado em começar a desenvolver na linguagem de programação Java. Após certa quantidade de questionamentos sobre por onde começar, forneceremos instruções sobre o que é necessário para se iniciar nesta linguagem.

Inicialmente é interessante saber que, se você está começando e não sabe lá o que está fazendo, sugerimos que procure baixar as versões x86 (32 bits) dos softwares.

Você vai precisar do JDK, de uma IDE de sua preferência e do JRE.

"Mas que tanto de sigla, pra que serve o que aí?"

O JDK (Java Development Kit), ou Kit de Desenvolvimento Java, consiste em um pacote que contem as bibliotecas padrões, o compilador para o código em Java e também a JRE. Pode ser encontrado no site da Oracle.
Após a instalação, no caso do Windows, precisamos adicionar a pasta de instalação do JDK na variável de ambiente Path.
Para isso, nas Configurações avançadas do sistema ou Propriedades do Sistema, acesse, na aba Avançado, as Variáveis de Ambiente.
CUIDADO AQUI!
No quadro, "Variáveis do sistema", procure pela variável "Path" e edite-a.
NÃO APAGUE NADA!
No final do Valor da variável coloque, sem espaço nenhum, um ponto-e-vírgula e o endereço da pasta "bin" do JDK. Por exemplo:
;C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.7.0_17\bin
E feche todas as janelas com OK e reinicie o PC.


Para testar se funcionou corretamente abra o prompt de comando, digite "javac" (sem aspas) e pressione enter. Se aparecerem diversos comandos como na figura abaixo, você fez tudo certo.

Caso tenha cometido algum erro aparecerá a mensagem: 'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
  

Pronto, você já pode começar a programar em Java.

"Mas peraí, e as outras siglas que você falou lá no início?"


Um IDE (Integrated Development Environment), ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento, é basicamente um software intuitivo que irá ajudar no desenvolvimento facilitando a codificação, percepção de erros, modelagem, depurador, compilação, etc. Sem um IDE, você teria que escrever o código em um editor de texto como o Bloco de Notas, salvar o arquivo com a extensão .java e compilar utilizando o "javac" no prompt de comando.
Dentre os IDE's mais conhecidas, as mais comumente utilizadas são o Eclipse e o Netbeans. Sugerimos que baixe as versões que suportem tanto Java SE quanto Java EE.
Segue lista de alguns IDEs (em ordem alfabética) que podem ser utilizados para o desenvolvimento e seus links:

Alguns destes IDE's também servem para outras linguagens de programação.

"Legal, e esse JRE, pra que serve?"

O JRE (Java Runtime Environment), ou Ambiente de Tempo de Execução Java, contém as bibliotecas contidas na mesma versão da JDK e também a JVM (Java Virtual Machine), ou Máquina Virtual Java, que ira executar os programas desenvolvidos em Java. O download pode ser feito pelo mesmo site da Oracle ou pelo site do Java.

"Se o JRE já vem no JDK, pra que eu preciso baixar ou saber disso?"

Você não precisará, mas as outras máquinas que irão executar o seu programa precisarão somente da JRE. A linguagem Java é compilada em um arquivo intermediário chamado bytecode. Este arquivo será interpretado na máquina do usuário pela JVM.

"Cruzes... pra que isso?"

Justamente para manter a característica do Java de ser uma linguagem multi-plataforma. Os códigos serão compilados somente uma vez e executados de acordo com a JVM de cada sistema operacional.


E por hoje é só pessoal!
Esperamos que este tutorial tenha sido proveitoso para vocês

Mandem suas dúvidas e sugestões para que possamos compartilhar com a nossa comunidade.
Gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", e compartilhe esta publicação no Facebook, pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D

Fiquem atentos para mais dicas e tutoriais, aqui mesmo, no Reduto Nerd!