Ads 468x60px

terça-feira, 2 de abril de 2013

App.: Receita Federal libera programa do IR para tablets e smartphones!


Se o mundo agora está sendo dominado por dispositivos móveis, porque não se adequar a essa nova realidade, não é mesmo? Pois é justamente isso que a Receita Federal está tentando fazer e ontem, dia 01/04, a instituição liberou um aplicativo do Imposto de Renda, chamado de m-IRPF, para smartphones e tablets que rodam os sistemas Android e iOS.

O aplicativo ainda é beeeeeeeem limitado, só permite o envio de declarações simplificadas e seu uso é restrito a um grupo de pessoas. Veja quem não pode fazer uso do aplicativo para encaminhar sua declaração de IR:
  • Contribuintes profissionais liberais ou que tenham obtido lucro na alienação de bens, recebido lucros e dividendos ou rendimentos no exterior, além de rendimentos por doação ou herança.
  • Contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física ou do exterior ou que tiveram ganho de capital.
  • Contribuintes que possuam dívidas que precisam ser declaradas, entre outros.
O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, afirmou que "vai haver limitações para esse primeiro momento do lançamento" e complementou dizendo: "o objetivo é alcançar contribuintes com declarações mais simples, mas vamos ampliar as possibilidades para o próximo ano". 

As declarações pelo m-IRPF poderão ser feitas de 10 a 30 de abril, data final para o envio da declaração. O programa é capaz de recuperar informações como nome do titular, dependentes, médicos, empresas, planos de saúde e outras. No entanto, não é possível recuperar dados associados à declaração anterior. É possível, também, salvar um rascunho da declaração não finalizada, o qual pode ser recuperado mais tarde inclusive através de outros dispositivos móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário