Ads 468x60px

terça-feira, 14 de maio de 2013

Dica.: Migrando do iOS para o Android e resgatando dados [Parte 1]


Depois de vários anos utilizando iPhones (3G, 4 e 4S), com a chegada do Galaxy S 4 ao mercado eu finalmente decidi migrar para o Android. Na hora eu pensei: é, agora vou ter que arrumar um jeito de resgatar meus dados do iPhone para poder gravá-los no GS4. Resultado: resgatei TODOS os dados que eu queria! Muitas pessoas têm medo de migrar do iOS para o Android porque acham que vão perder seus contatos, fotos, mensagens etc, mas isso é uma lenda urbana e é justamente por isso que decidi criar esta série de posts com dicas de como transferir seus dados do iOS para o Android!

Neste primeiro post da série, vou me ater a ensiná-los como resgatar a agenda de contatos, pois acredito que ela é uma das coisas mais importantes que estão armazenadas em um smartphone (sem minha agenda eu não sou ninguém, sério).

Aviso: para a referida série de posts, utilizei um Galaxy S 4 rodando o Android Jelly Bean 4.2, por isso alguns caminhos ou atalhos de menu podem variar de acordo com a versão do Android que o seu smartphone estiver rodando.

Aviso 2: Este post se aplica principalmente às pessoas que fazem backups no iCloud e não costumam fazer os backups físicos no iTunes.

Primeiramente, faça um backup completo no iCloud, pois é de lá que você vai extrair os seus contatos para importá-los no Google Contatos. Feito o backup, acesse o site www.icloud.com, faça login com sua conta da Apple App Store e clique no ícone de contatos.



Uma espécie de agenda se abrirá com todos os seus contatos. Clique no ícone de engrenagem (configurações), localizado no canto inferior esquerdo da "agenda", e selecione a opção "Exportar vCard...". Uma janela se abrirá perguntando onde você quer salvar o arquivo ".VCF"; salve-o em um local de fácil acesso, pois você precisará dele.


Com o arquivo de contatos (.VCF) salvo, acesse sua conta do Gmail, espere a página carregar por inteiro (é claro), clique na palavra "Gmail", que fica localizada logo abaixo do logo do Google e acima das caixas de correio, e selecione a opção "Contatos".



Caso você já tenha sincronizado seus contatos com o Google alguma vez na sua vida, uma lista de  contatos aparecerá; caso contrário, uma mensagem surgirá dizendo que você não tem contato. Independentemente de você possuir contatos ou não, clique no botão "Mais", localizado no menu logo acima do campo onde devem aparecer os contatos (igual ao campo onde aparecem os emails da caixa de entrada), e selecione a opção "Importar". Uma caixa de diálogo se abrirá pedindo para você enviar um arquivo .CSV ou vCard; clique no botão "Escolher arquivo" e selecione o arquivo .VCF que você salvou lá no início deste post; clique em "Importar".



Importados os contatos, é hora de eliminar aqueles que estão duplicados (contendo informações diferentes ou iguais, por exemplo). Para isso, clique novamente no botão "Mais" e selecione a opção "Encontrar e mesclar duplicatas".


Pronto, a parte do Google Contatos já está concluída, agora é só passar tudo para o seu novo smartphone Android! Para isso, acesse as configurações do seu Android (através do menu do aparelho, localizado no canto inferior esquerdo, dos seus aplicativos ou da barra de notificações que desce do topo da tela), vá na guia "Contas", selecione a opção "Adicionar Conta" e em seguida a opção "Google"; na tela que se abrirá, clique no botão "Existente" e insira os dados da conta do Gmail para a qual você importou seus contatos! Adicionada a conta, basta acessar as configurações do Android e a guia "Contas" novamente, selecionar a opção "Google", acessar a conta que você acabou de adicionar no seu aparelho e marcar tudo o que você deseja sincronizar, inclusive os contatos!

Voilá!

Gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", e compartilhe esta publicação no Facebook ou Google+, pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D

Até os próximos posts da série! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário