Ads 468x60px

terça-feira, 23 de julho de 2013

Voz do leitor.: O novo profissional de T.I. e o mercado atual


Estamos de volta com mais um post da hashtag "Voz do leitor"! Como sempre dizemos, a intenção do RN é deixar o leitor à vontade para compartilhar conosco algum artigo, matéria etc, que ele tenha escrito e trate de assuntos relacionados ao blog (tecnologia, ciência, informática, entretenimento geek/nerd, por exemplo). A "Voz do leitor" de hoje vem da Bruna Rodrigues e traz uma reflexão bem bacana sobre o que o mercado espera do novo profissional de T.I.

Reiteramos que o texto abaixo é de autoria da nossa leitora Bruna Rodrigues, portanto todos os direitos autorais e créditos por tal texto pertencem a ela.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O novo profissional de T.I. e o mercado atual


Quais são os desafios para quem está entrando no mercado de T.I.? O mercado de Tecnologia da Informação está aquecido e precisando cada vez mais de profissionais de qualidade que tenham um bom conhecimento técnico e aliem criatividade, boas ideias e talento a esse conhecimento. Segundo dados de um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a cada 100 novos postos de trabalho em nível superior abertos no país entre os anos de 2009 e 2012, 16 foram para tecnologia da informação. Esse mesmo estudo demonstra que do total de vagas formais criadas no mesmo período apontado, a área de Tecnologia da Informação foi a que gerou mais vagas do tipo (49 mil).

Para concorrer a essas colocações, o novo profissional de TI deve estar cada vez mais antenado ao que acontece não apenas no mercado de tecnologia, mas também ao mundo de negócios corporativos, afinal o departamento de suporte técnico hoje representa uma parte bastante importante tanto no planejamento quanto na área financeira de uma empresa.

- Os desafios da nova área de TI

O mercado atual de TI exige uma visão plural dos profissionais que estão chegando agora. Eles devem estar preparados para atuar como um consultor, conseguindo visualizar oportunidades de melhorias para cada cliente e também identificando pontos problemáticos que podem ser modificados e aperfeiçoados. Quanto mais dinâmico o profissional, maiores são as chances de sucesso na área.

Outro detalhe muito importante é a constante renovação dos conhecimentos. Cursos, certificações, leitura e pesquisa são essenciais para quem não quer ser apenas mais um em uma área que apresenta tamanho crescimento no Brasil.

Nosso país conta com boas escolas de tecnologia e o potencial para formar bons profissionais é enorme. Por isso, destacar-se, ser dinâmico e oferecer um trabalho de qualidade são fatores indispensáveis para se estabelecer na profissão.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E aí, gostaram do post? Acharam interessante? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", e compartilhe esta publicação, pois pode ser que outras pessoas também a achem útil! :-D
Possui algum artigo sobre assuntos relacionados ao blog e gostaria que ele fosse publicado aqui no RN? Envie-nos para o nosso endereço de email principal (contato@redutonerd.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário