Ads 468x60px

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cientistas descobrem um composto de carbono mais resistente que o grafeno e o diamante!

[Imagem: Reprodução/Shutterstock]
Adamantium? Não! Vibranium? Também não! Até o presente momento, achava-se que o grafeno e o diamante, que são materiais constituídos por cadeias carbônicas, ou seja, moléculas formadas por átomos de carbono (C), eram os materiais mais resistentes do mundo, mas um outro composto - também formado por carbonos - foi descoberto recentemente e desbancou seus irmãos de sangue. Segundo os cientistas autores da descoberta, ele pertence a um grupo de elementos chamado carbino e possui um futuro promissor se puder ser manipulado de forma segura.

A descoberta do novo composto foi feita por pesquisadores da Universidade Rice, nos EUA. Os cientistas analisaram as propriedades desse novo carbino e, de acordo com o estudo realizado e os modelos matemáticos empregados, constataram que o composto é um pouco mais forte que o grafeno e o diamante, e que ele é cerca de duas vezes mais rígido que o material mais rígido que conhecemos (sem piadinhas de duplo sentido, é claro).

Ainda segundo os cientistas, caso ele seja combinado com determinados elementos químicos, ele é capaz de se tornar tão flexível quanto uma hélice (fita) de DNA! Interessante, não? Os pesquisadores, até então, acreditavam que o supermaterial era explosivo demais para ser manipulado e criado de forma segura e confiável, mas novos estudos revelaram que, apesar de ele poder ser extremamente reativo, ele pode durar dias em laboratório sob certas formas.

Caso os cientistas consigam mesmo criar esse novo carbino de forma confiável, como eu disse no início do post, já sabemos qual deve ser o substituto do grafeno.


[Fonte: Gizmodo BR]

Nenhum comentário:

Postar um comentário