Ads 728x90

Últimas Notícias

Review.: DELL Inspiron 15 7000 Gaming: hardware com excelente custo-benefício


Comprar um notebook não é uma tarefa fácil, ainda mais se a intenção da pessoa é ter uma estação de trabalho - capaz de rodar softwares pesados (como renderização e edição de vídeo, CAD etc) - e de entretenimento eletrônico (vulgo jogos). Diversas marcas que vendem artigos de informática oferecem linhas gamer de notebooks e até de periféricos, mas a maioria têm preços bem salgados.
Para a minha grande surpresa, a série de notebooks DELL Gaming, da linha INSPIRON, se mostrou um dos melhores custos-benefícios do mercado, tanto que acabei comprando um e trago esta review dele para vocês!

Sempre fui um pouco fã da DELL pela durabilidade dos seus equipamentos e baixa manutenção (pelo menos comigo), portanto um dos primeiro nomes que me veem à cabeça quando me perguntam sobre quais marcas de notebook eu indico é o da DELL; depois o da ASUS.
Enfim, chega de rasgação de seda e vamos ao que interessa: a review! Vou abordar diversos pontos que considerei relevantes e podem ajudar você a tomar uma decisão sobre o notebook gamer que deseja comprar.

Peso

Como todo equipamento de alto desempenho, o DELL Gaming não é um notebook leve, algo normal e até lógico visto que os componentes utilizados na fabricação de notebooks dessa categoria são maiores e mais pesados que aqueles utilizados em notebooks convencionais. É tão normal que  quando se quer dizer que uma máquina é potente se diz que ela é "parruda", ou seja, que possui peso e tamanho maiores do que o convencional. No entanto, apesar de ele ser um notebook mais pesado, ele não é tão pesado assim que uma pessoa não consiga carregar tranquilamente. Ele, inclusive, consegue ser bem mais leve que um MacBook Pro, por exemplo, que possui chassi unibloco de alumínio.

Hardware

O notebook utilizado para a realização desta review possui as seguintes configurações:
  • Modelo: i15-7567-A10P;
  • Tela: 15,6" LED IPS resolução FULL HD (1080p) antirreflexo;
  • Processador: 7ª geração Intel® Core i5-7300HQ Quad Core (6MB Cache, 2.5 até 3.5 GHz com Max Turbo);
  • Memória RAM: 8 GB (1x 8GB) 2133 MHz DDR4;
  • HDD: 1 TB 5400 rpm Hybrid Hard Drive com 8GB de cache;
  • Placa de vídeo: NVIDIA® GeForce® GTX 1050 com memória de 4GB GDDR5;
  • Portas: 3x USB 3.0, 1x HDMI, 1x P2 (conector de 3,5 mm para fone de ouvido) e RJ-45 (rede);
  • Leitor de cartões: Media Card Reader 2-in-1 (SD, SDHC, SDXC) / MMC (UHS50);
  • Bateria: 74 WHr, 6 células.


Design

Vista superior do notebook
Com um chassi de cores preta e grafite, acompanhado de detalhes vermelhos e feito de um material parcialmente emborrachado o, DELL Gaming é um notebook bonito, elegante, relativamente fino que possui coolers com dissipadores de calor vermelhos virados para parte traseira.
Os grandes defeitos do material emborrachado, para mim, que costumo suar nas mãos, são: o notebook fica todo marcado de suor nas partes onde as mãos entram em contato com o chassi e o fato de o acabamento ser extremamente sensível, arranhando com facilidade ou até mesmo descascando em determinadas situações onde há contato com outros itens que estejam na mochila, por exemplo.


Close das marcações das teclas
O teclado macio e preciso também conta com detalhes vermelhos, é retro-iluminado com leds na cor vermelha e possui marcações nas teclas típicas de quem joga (WASD). Já o trackpad possui funções multi-gesto (ativação de comandos utilizando vários dedos ao mesmo tempo) e é "unikey" (único) com áreas clicáveis em suas extremidades inferiores, bem no estilo dos trackpads de MacBooks.

Close do trackpad
Suas dimensões reais (medidas por mim): 38,5 cm/26,5 cm/2,5 cm. É um notebook de um tamanho bem normal para uma tela de 15". Diferentemente da linha XPS antiga, que tinha um chassi imenso por contar com um teclado padrão de desktops, o DELL Gaming conta com um teclado padrão de notebooks, no entanto possui um teclado numérico (famoso KEYPAD) na direita.

Detalhe da luz indicativa de carregamento da bateria/fonte conectada - Visão frontal


Bateria e fonte de alimentação

A bateria possui uma boa duração. Na verdade, eu diria que é algo decente. Não é maravilhoso, mas atende bem ao usuário menos entusiasta. Ela dura cerca de 3 horas com uso intenso, quando, na minha opinião, o ideal mesmo seria uma duração de cerca de 4 horas e meia (também com uso intenso).
Deixando claro que eu utilizo o perfil de desempenho no painel de energia, ou seja, utilizo o máximo de desempenho que o notebook pode entregar. É lógico que isso consome mais bateria, no entanto se eu não quisesse utilizar todo o poder que o notebook oferece eu teria comprado um menos potente e mais barato ao invés de diminuir o seu desempenho.
Já a fonte de alimentação é bem robusta e fornece carga Total à bateria em cerca de 1:30.

Sistema de arrefecimento e nível de ruídos

Saída de ar traseira esquerda (dissipador de calor em evidência)
Por ser um notebook de alto desempenho, achei que ele seria relativamente barulhento visto que os componentes tendem a consumir mais energia, o que leva a um aumento na temperatura deles e, consequentemente, a um aumento nos níveis de rotações por minuto dos coolers/ventoinhas.
Mais uma vez, tive uma surpresa pra lá de agradável: o notebook é extremamente silencioso! As únicas vezes que escuto os coolers trabalharem é quando estou renderizando vídeos muito grandes ou quando passo muito tempo com um jogo aberto no modo de desempenho máximo,
mas, assim como tudo em tecnologia, não existe mágica: o segredo, na verdade, está nos coolers e dissipadores de calor interno, junto com as quatro saídas de ar que estão localizadas na parte traseira do notebook e mais duas na parte de baixo.

Desempenho

Detalhe do teclado retroiluminado em ambiente de pouca luz
Já estou há algum tempo com ele e posso dizer que o desempenho é bem satisfatório.
Nos testes que faço no dia a dia, trabalho com os programas Photoshop, Illustrator, After Effects e Sony Vegas todos abertos ao mesmo tempo, além do Google Chrome com muitas abas abertas e o resultado tem me surpreendido: todos os programas rodam com fluidez, sem lags ou travamentos significativos.

Finalmente, vamos ao ponto que interessa de verdade, afinal de contas foi para isso que ele foi projetado: JOGOS!
Se o nome do notebook é DELL Gaming, vamos ver se o DNA dele é realmente "pro-gamers".
Bom, para os testes de desempenho e FPS, tenho utilizado os seguintes jogos: DotA 2, CS: GO, Path of Exile, Diablo 3 e Fortnite. Vou descrever a experiência que estou tendo com cada jogo individualmente, assim fica mais fácil para você decidir com base naquele que você costuma jogar mais.

DotA 2

Como as partidas são longas, cerca de 40 a 60 minutos, os coolers disparam constantemente, mas o notebook não chega a esquentar e considero esse um ponto positivo.
Em termos de FPS, o jogo tem rodado relativamente liso com as configurações de vídeo todas no máximo (geralmente, já é o padrão escolhido pelo jogo com base no hardware do notebook). No entanto, depois de duas partidas, cerca de uma hora e trinta minutos (1 h e 30 min), tenho percebido alguns pequenos lags de vídeo. Não é algo constante, mas perceptível. Estraga a experiência do jogo? Não! Possivelmente faz parte de alguma configuração de energia, pois acontece quando estou jogando só utilizando a bateria e não a fonte de alimentação.

CS:GO

Aqui, o caso é um pouco mais complicado e quem joga CS:GO sabe bem o porquê.
Como falei anteriormente, nos meus testes, eu tenho utilizado as configurações de vídeo no máximo, mas isso gera uma queda massiva no FPS do CS:GO principalmente com os filtros anti-aliasing e anisotrópicos ativados. Apesar disso, tenho obtido um FPS relativamente constante de 120, salvo quando vou passar por uma smoke porque aí o FPS cai para 30 - 40 (resultados obtidos em mapas voltados para benchmark).
Existem inúmeros tutoriais na internet ensinando a como aumentar a taxa de FPS do CS:GO, mas parte desse processo inclui diminuir a qualidade das configurações de vídeo para a menor possível e não é essa a intenção desta review.

Path of Exile e Diablo 3

Coloquei os dois jogos no mesmo bolo porque eles têm quase o mesmo tipo de gráfico. Aqui, não tem muito o que falar: se a conexão estiver boa, o jogo roda com fluidez até em momentos onde a tela fica cheia de monstros. Não percebi lags de vídeo ou algo parecido e não percebi atrasos ou lags e artefatos nos efeitos especiais das magias.

Fortnite

Aqui, eu testei duas configurações para ver se a diferença ia ser muito gritante: foi. Utilizando as configurações no máximo, obtive um FPS limite de 100, ou seja, não passou disso. Mudando a configuração para o médio, consegui atingir um FPS máximo de 150.
Ambos os testes foram feitos em tela cheia FULL HD (1920 x 1080 px) e resolução gráfica também FULL HD (1920 x 1080 p).
Durante as partidas, não notei lags de vídeo (as famosas travadas) ou quedas bruscas de FPS. É claro que o FPS cai um pouquinho em alguns lugares com muitas texturas e jogadores, mas não chega a impactar no gameplay.

Preço

Na DELL, o ideal é sempre esperar por promoções, seja no DELL DAY ou na BLACK FRIDAY DELL.
O notebook utilizado nos testes foi adquirido por R$ 3.700 com um mouse Alienware (Alienware Advanced Gamer AW558) de brinde.
OBS: A DELL, recentemente, atualizou a linha de notebooks gamer com os novos processadores de 8ª geração da Intel e mudou a nomenclatura dos notebooks (que, agora, se chamam Dell G3 e G7), por isso não está mais vendendo notebooks da linha , mas ainda é possível encontrá-los nas principais lojas de varejo online como Submarino, Americanas, Ponto Frio e Shoptime.


No geral, gostei do desempenho da versão utilizada na review deste post. É lógico que a versão do DELL Gaming INSPIRON 15 7000 equipada com 7ª geração Intel® Core i7 HQ (quad-core), GeForce GTX 1050Ti, SSD e 16 GB de memória RAM é bem superior à testada, mas também é bem mais cara (cerca de R$ 1000,00 - 1500,00).
Lembrando que vários notebooks convencionais equipados com processador Intel Core i7 contam com a versão DUAL-CORE desse processador, ou seja, ele perde feio em desempenho para o Intel Core i5 HQ, que é QUAD-CORE.

Espero que tenham gostado da review e que ela tenha te ajudado de alguma forma!
Compartilha aí!