Ads 728x90

Últimas Notícias

Dicas.: Saiba como aumentar seu FPS drasticamente no CS: GO!

Enquanto fazia a review do notebook Dell Gaming, precisei testar diversos jogos para verificar o real poder de fogo dele. Eis que tive uma surpresa não muito agradável quando cheguei no Counter-Strike: Global Offensive: o cursor do mouse demorava a acompanhar os movimentos realizados (isso ainda na tela inicial), o FPS ficava cravado em 60 (assunto para outro post) e os mapas demoravam uma vida para inicializar. Foi aí que me lembrei que existiam vários comandos de console e configurações de vídeo que melhoravam a experiência do jogo, ou seja, aumentavam o FPS. Pois são esses comandos e configurações que trago para vocês neste post!

Portanto, se você tem sofrido com FPS baixo dentro do jogo, pode ser que o problema não esteja no hardware da sua máquina e sim nas configurações do próprio CS:GO. Já vi muita gente, inclusive, desistir de jogar CS:GO por afirmarem que era o único jogo que dava problemas de FPS em suas máquinas. Por isso, meu amigo, não se desespere: você não está sozinho e, possivelmente, vou conseguir te ajudar.

As configurações off-game que vou descrever foram feitas em uma placa de vídeo NVIDIA, mas também se aplicam a placas de vídeo AMD RADEON bastando, para isso, encontrar os itens correlatos nas configurações do Catalyst Control Center. Dito isso, prepare seu computador/notebook e vamos ao que interessa.

Configuração off-game no Windows

Antes de qualquer outra coisa, você precisa mudar seu "Plano de energia" no Windows para "Alto Desempenho". Para isso, acesse o seguinte caminho: Configurações -> Energia e Suspensão -> Configurações relacionadas -> Configurações de energia adicionais. Se o plano de alto desempenho não estiver aparecendo na lista, você vai clicar em "Criar um novo plano", no menu lateral esquerdo, e escolherá a opção "Alto Desempenho".

Pronto, vamos ao passo seguinte: o painel de controle NVIDIA. Aqui, basta copiar as minhas configurações, mas eu vou explicar o que elas fazem lá embaixo para você entender o porquê dos "valores" que eu e vários jogadores temos adotado.

Primeiramente, abra o Painel de controle da NVIDIA clicando com o botão da direita do mouse/trackpad na área de trabalho e escolhendo a opção no menu. Com o painel já aberto, escolha "Gerenciar as configurações em 3D" e ajustes os valores conforme os padrões a seguir:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar
Apenas uma observação: se você quiser, pode utilizar a aba "Configurações do programa" para ajustar essas configurações especificamente para o CS:GO ao invés de mexer na aba de "Configurações globais", pois se algum outro jogo que você costuma jogar tiver um melhor desempenho com outras configurações padrão, esses novos valores escolhidos aqui podem impactar na performance de tal jogo.


Basta escolher a aba "Configurações do programa" e selecionar o CS:GO na lista de programas instalados no seu computador que fazem uso da GPU. Se ele não estiver na lista, basta clicar em "Adicionar", navegar até a pasta onde está o arquivo executável (.exe) do CS:GO e selecioná-lo.

Para donos de placas de vídeo NVIDIA

Depois de tudo configurado, clique com o botão direito do mouse no ícone da NVIDIA que fica escondido na barra de tarefas e selecione a opção NVIDIA GeForce Experience. É muito importante que você não esqueça de realizar este passo do post, pois toda a configuração feita nos passos anteriores não adiantará de nada.


Dentro do NVIDIA GeForce Experience, provavelmente o CS:GO vai aparecer em uma lista de jogos que a NVIDIA achou na sua máquina, que estão instalados nela. Selecione o CS:GO e, na tela que se abrirá, verifique se o jogo foi "OTIMIZADO" pelo GeForce Experience. Se sim, um botão de "REVERTER" estará disponível para você (vide imagem abaixo); clique nele para que as configurações feitas anteriormente no painel de controle da NVIDIA passem a valer e não sejam sobrescritas por essas do GeForce Experience.

Clique na imagem para ampliar

Configurações off-game no STEAM

Bom, nenhum trauma até aqui, não é mesmo? Pois é, então se segura que, agora, o negócio fica um pouquinho mais complexo, mas não se preocupe porque eu vou explicar passo-a-passo.
Abra o Steam, navegue até a aba "Biblioteca", localize o CS:GO, clique com o botão da direita do mouse nele e selecione a opção "Propriedades"


Na pequena janela que se abrirá, clique no botão "DEFINIR OPÇÕES DE INICIALIZAÇÃO...". Em seguida, uma nova janela menor se abrirá; no campo de texto, insira a seguinte linha de comando e clique em "Ok":

  • -novid -tickrate 128 -freq 144 +mat_queue_mode 2



Feito isso, você vai instalar um mapa de teste de FPS no qual é possível "setar" alguns valores para determinados comandos apenas atirando com uma pistola neles. Para instalar o mapa, basta manter o CS:GO selecionado na lista de jogos da biblioteca, clicar na aba "Comunidade" do Steam, clicar na aba "Oficina", digitar "fps benchmark" (sem aspas) na caixa de busca, escolher o mapa marcado na segunda imagem logo abaixo e clicar no botão "Inscrever-se".

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Depois de ter instalado o mapa, finalmente finalizamos as configurações off-game. Agora, chegou a hora de fazermos as configurações dentro do jogo.

Configurações in-game

Com tudo configurado fora do jogo, vamos começar a realizar as configurações no CS:GO. Para isso, acesse o menu "OPÇÕES" -> "CONFIGURAÇÕES DE VÍDEO" e ajuste os valores conforme a imagem abaixo (não esqueça de clicar em "Aplicar" no canto inferior direito):


OBS: Em resolução, escolha a resolução nativa de seu monitor; se a opção de economia de energia estiver disponível para você, desative-a; no caso dos itens a seguir, haverá um bom aumento de FPS ao diminuir os valores para "MÉDIO" ou "BAIXO":
  • Qualidade global das sombras
  • Detalhe dos modelos e texturas
  • Detalhe dos efeitos
  • Detalhe do shader
OBS 2: Eu utilizo tudo no máximo porque gosto dos detalhes e meu FPS já é satisfatório para mim. Vai depender muito da configuração do seu sistema e do seu gosto.

Feitos os ajustes anteriores, acesse o menu "OPÇÕES" -> "CONFIGURAÇÕES DE ÁUDIO". Em "Dispositivo de áudio", ao invés de manter a opção "Dispositivo padrão do SO" você vai selecionar o dispositivo de áudio principal do sistema; já em "Processamento avançado de áudio 3D" você deixará DESATIVADO. Clique em "Aplicar".


No caso do áudio, essa foi uma recomendação de vários jogadores profissionais que encontravam problemas de FPS em suas máquinas com "setups" totalmente high-end depois da atualização do Steam e do CS:GO que trouxe a opção de processamento de áudio 3D ao jogo. A recomendação deles foi que essa opção permaneça desativada, já que impacta no FPS e quase não faz diferença no áudio do jogo se você tiver um bom headset ou sistema de som.

Aplicadas as configurações acima, feche o jogo e abra-o novamente. Acesse o menu "JOGAR" -> "LOCAL COM BOTS". Na tela seguinte, clique na aba "Oficina", selecione o mapa FPS BENCHMARK que você baixou anteriormente e comece uma partida.



Dentro do mapa, você vai encontrar uma parede com diversos círculos do lado de cada comando que será ativado ao atirar de pistola nesses círculos. Atire em todos, menos no que indicar o parâmetro mat_queue_mode porque já foi atribuído o valor "2" a ele opções de inicialização do CS:GO (lá em cima), depois atire em "SAVE". Vá para o quadro preto do lado direito e atire em "START"; um teste de FPS será executado com diversos cenários e efeitos. Quando o teste acabar, voltará à tela inicial do mapa.

Clique na imagem para ampliar
Abra o console (se ele não estiver ativado, acesse o menu "OPÇÕES" -> "CONFIGURAÇÕES DO JOGO" -> "ATIVAR CONSOLE DE DESENVOLVEDOR" e mude para "SIM") e digite os seguintes comandos:
  • fps_max 999
  • cl_updaterate 128
  • rate 128000 (uso 196608, padrão, e não percebo diferença)
  • cl_cmdrate 128
  • cl_forcepreload 1
  • snd_updateaudiocache
  • snd_rebuildaudiocache 
Feito isso, feche o jogo. Pronto! Seu CS:GO está totalmente configurado e, provavelmente, seu FPS deve ter aumentado bastante! Depois que executei essas configurações no meu, não tive mais quedas de FPS e, inclusive, quando passo em smokes ele faz é aumentar a invés de dimunir.

Não esqueçam de comentar se deu certo aí com vocês, beleza? Se deu certo, espalha a notícia e compartilha o post!