Ads 728x90

Últimas Notícias

RockMelt: O novo navegador que já está fazendo sucesso

Clique na imagem para ampliar


Vocês lembram daquela época que o Gmail era gratuito, mas o usuário precisava de um convite para poder criar uma conta? Pois é, o mesmo acontece com o RockMelt. Se você recebeu um convite, um link será enviado a você para que seja feito o download.

Como vocês podem ver, eu fui convidado e recebi o link para fazer o download (olha meu nome lá: Fulaninho! =D). A caixa de download só aparece se você for convidado e abrir o link que receberá por e-mail, senão aparecerá uma outra caixa dizendo para você solicitar um convite via Facebook.

Review do RockMelt (clique nas imagens para ampliar):


Status atual

Vou começar essa review falando do status da versão atual dele. O navegador ainda se encontra na versão BETA de testes, por isso ele ainda é exclusivo para convidados. Mesmo estando na versão BETA, ele funciona muito bem. O único bug que constatei ao usá-lo foi o histórico do chat; ele simplesmente some no início da conversa, aparacendo apenas a última mensagem enviada, mas depois de um certo tempo volta ao normal e mostra toda a conversa. Ele recebeu sua primeira atualização e agora está na versão 0.8.36.74.


Integração com o Facebook


O navegador é TOTALMENTE integrado ao Facebook. Ele é tão integrado que é necessário logar-se no navegador com uma conta do Facebook para poder usá-lo. Há quem pense que isso é ruim, mas não é bem assim. De certa forma isso é um problema para aqueles que não têm perfil no Facebook, mas deixa de ser quando a pessoa se cadastra e aí que está a grande jogada do RockMelt: arrebanhar mais usuários para o Facebook e fazê-los utilizar um único navegador para acessar o site de relacionamento e navegar na internet. Hoje o usuário entra na página do Facebook através de um navegador qualquer. Com o RockMelt, o usuário não precisa acessar a página do Facebook pois já está tudo ali na frente dele, integrado, bem organizado e com uma interface extremamente agradável.


Interface gráfica


Qualquer semelhança com o Google Chrome é mera coincidência, certo? Não, não é uma coincidência. O RockMelt é uma variação do Chromium, que é um navegador Open Source muito utilizado em distribuições Linux como o Ubuntu (eu uso o Chromium no Ubuntu). A maior prova disso é quando se clica no "About RockMelt":


Muito de vocês já conhece o Google Chrome, portanto sabem como a interface é limpa e fácil de usar.


Contatos do Facebook



No lado esquerdo há uma barra vertical que mostra os contatos e se eles estão online ou não. É muito prático para quem usa o chat do Facebook; basta clicar na foto do contato e começar a conversar.


Twitter, Feeds, Updates e perfil do Facebook



No lado direito há uma barra vertical onde estão localizados o ícone dos updates do Facebook, o perfil do usuário (no Facebook), os updates do Twitter cadastrado e os Feeds de sites que o usuário quiser adicionar na barra. Para cadastrar o Twitter no RockMelt, basta clicar no ícone do Twitter que aparece na barra e colocar o nome de usuário e senha. Fácil, não? Para adicionar os Feeds, basta o usuário clicar no último ícone (fino com um + no lado esquerdo), que fica depois do separador, e escolher qual deles adicionar; se vocês repararem bem, tem um separador entre o ícone do Twitter e o último ícone (veja nas imagens acima). O RockMelt se encarrega de dar sugestões de Feeds de acordo com os sites mais visitados pelo usuário (que suportem o recurso de Feed, é claro! o_O).


Impressões e conclusão

É um navegador rápido, com visual limpo e muitos atalhos interessantes para quem usa o Facebook. Tirando alguns pequenos bugs que com certeza serão corrigidos, afinal de contas o navegador ainda está na versão BETA, o RockMelt é um bom navegador. Nos testes feitos por mim, consegui abrir quase todos os sites (que testei) em sua totalidade. Ele lida bem os elementos em Flash e interpreta bem os JavaScripts das páginas. Veredicto: será um dos meus navegadores mais usados (sim, eu uso vários navegadores ao mesmo tempo).


E aí, quer ser convidado? ;D
Gostou da Review? Cliqueno botão "Like" logo abaixo! =D