Ads 728x90

Últimas Notícias

Lançamentos da Google no evento Chrome OS

All rights reserved to Engadget

Conforme anunciado aqui no blog na segunda-feira, dia 06/12, o Chrome OS seria lançado oficialmente dia 07/12 no evento Chrome OS da Google, e foi o que aconteceu (é lógico!). Junto com ele, foi lançado também o primeiro notebook da Google que é também o primeiro notebook powered by Google Chrome OS.

A Google nos surpreendeu na segunda-feira, dia 06/12, com o lançamento do Nexus S, smartphone da Google em parceria com a Samsung que virá com o Android 2.3 Gingerbread instalado, e continuo nos surpreendendo com o lançamento do Google Chrome OS e do primeiro notebook da Google.


O novo notebook da Google se chama "Chrome Notebook Cr-48" e suas especificações, por enquanto, são:
  • Tela de 12.1"
  • Teclado completo
  • Touchpad maior que o normal
  • Conexão com a internet via 3G
  • Wi-Fi 802.11n
  • A bateria dura 8 horas de uso constante e 8 dias em standby
  • Webcam integrada
  • SSD (Solid State Drive) como dispositivo de memória de armazenamento

O mais interessante é que ele NÃO tem a tecla "Caps Lock", o reconhecimento dos caracteres maiúsculos é feito automaticamente. Tá, e se eu quiser escrever uma frase inteira em maiúsculo? Boa pergunta! o_O. Ué, mas cadê as portas USB? Outra boa pergunta! O_O

Por enquanto, para mim, ele é notebook mais feio que já vi! Não sei se isso vai melhorar, mas espero que sim. Outras fabricantes de eltrônicos já estão se preparando para produzir notebooks powered by Google Chrome OS.



Falemos agora sobre o Chrome OS. A instalação do sistema foi feita do zero em apenas 60 segundos (O_O) na apresentação que foi feita no evento. O sistema em si é carregado diretamente de uma memória de "apenas leitura" (Read only memory - ROM) e não pode ser alterada sem que se tenha acesso físico ao chip. Foi apresentada também a Chrome Web Store, onde os aplicativos para o sistema poderão ser comprados.







Ele trabalha também com o sistema Cloud Computing (computação na nuvens), ou seja, parte de suas funcionalidades não são armazenadas em disco e sim em um servidor da Google "na nuvem". Foi mostrada no evento o serviço "Google cloud print", onde um documento foi enviado à impressora através da internet. É bem provável que o usuário não seja capaz de conectar a sua impressora ao notebook, visto que a Google acha que sua solução de Cloud Print é muito melhor. o_O


Acesso a internet via 3G com sistema de conexão nativo no S.O, para que o usuário tenha a experiência de estar sempre conectado à internet. Foram apresentados os planos da operadora Verizon. Também é possível trabalhar offline com documentos do Google docs. Eles serão sincronizados na próxima vez que o computador estiver conectado à internet.

Barra de sinal da conexão 3G



Em termos de segurança, o sistema integra a função de atualizações automáticas e sandboxing, disponibiliza a função de encriptação de dados para cada usuário do sistema, dificultando assim o acesso a informações dos usuários por pessoas não autorizadas, possui uma funcionalidade chamada de "Verified Boot" que checa o sistema operacional - procurando por modificações realizadas desde a última inicilização - e restaura o sistema ao estado anterior caso algo tenha dado errado. Além disso, não será possível logar como Root no sistema.




Por enquanto essas são as informações que temos sobre os últimos lançamentos da Google. Espero que tenham gostado do post. Quem quiser ler o quickblogging completo do evento, feito pelo site Engadget, basta clicar AQUI (está em inglês).

OBS: Todas as fotos foram retiradas do site Engadget.com.