Ads 728x90

Últimas Notícias

STEAM chegando ao PS3: fim da pirataria?



Confesso que essa notícia não me surpreendeu muito. Se não fosse o rumor recente de que a Sony está planejando colocar um sistema de validação de seriais no PS3, onde os jogos teriam um serial e o usuário deveria validá-lo antes de poder rodá-los em seu console, aí sim eu ficaria surpreso com a notícia. Depois que hackearam o PS3 e liberaram publicamente a chave root do console, a pirataria no PS3 está rolando solta e desde então a Sony está procurando alternativas para diminuir o efeito GeoHot sobre o seu console.

Eu estava me perguntando o que acontecerá com a PS Network, caso o STEAM chegue realmente ao PS3, já que o ele tem canal de voice-chat, sistema de gerenciamento de amigos, servidores online e sistema de atualização próprios? Eles trabalharão juntos ou um será independente do outro?

Realmente, o STEAM seria sim uma excelente arma de combate à pirataria devido ao seu sistema de DRM (Digital Rights Management), mas eu nem vou dizer que o mercado de jogos usados irá SOFRER se a Sony decidir ir mesmo por esse lado. Isso sem falar nos milhões (ou mais) de donos de PS3 que vão ficar um pouco, digamos, chateados com o fato de não poderem usar o SEU jogo no PS3 de um amigo, por exemplo. Não tinha pensado, não é?

Será que o fato do STEAM chegando ao PS3 significa o fim da pirataria ou o futuro do jogos eletrônicos (ou os dois)? Pense nisso.



[Fontes: Product Reviews, Ripten]