Ads 728x90

Últimas Notícias

Gnome 3 não terá botões de Maximizar e Minimizar - WTF?

Exatamente.
O Gnome 3 removerá da lista de botões da janela, os botões maximizar e minimizar:



Porque ?

Alguns e-mails trocados pelas listas de discussão do Gnome justificam os seguintes motivos, para a remoção dos famigerados botões da interface gráfica:

  • "há formas mais óbvias de se maximizar uma janela";
  • "workspaces" ou "áreas de trabalho adicionais" podem ser utilizadas como uma substituição a minimização;

Minha opinião: Sou adepto ao KDE e possuo uma partição Win7 para Jogos. Eu simplesmente NÃO USO os botões maximizar e minimizar de ambas as interfaces (Windows e KDE no openSUSE).

Como? O que você disse?

Exatamente. Para maximizar uma janela eu apenas a arrasto para a borda superior da tela, e para minimizar, clico na barra de tarefas no retângulo que corresponde a janela que quero ou simplesmente uso o atalho para "minimizar tudo". Talvez usuários mais "clickers" ou "arrastadores de mouse" sintam dificuldade.

Outro fator interessante são aquelas aplicações, na qual você clica em fechar e ela vai pra área de notificação(SystemTray). Pra que existe o botão fechar então? Neste caso, o idealizador da remoção dos dois botões fala em um botão chamado "Hide"(esconder), só que outro paradigma de janelas deveria ser levantado em um momento mais oportuno.

Utilizo o KDE, mas não teria menores problemas em utilizar o Gnome apenas por arrancarem estes dois botões(por outras justificativas sim, mas por esta definitivamente não). Seria até interessante.

Fontes: br-linux.org e omgubuntu.co.uk