Ads 728x90

Últimas Notícias

Google anuncia o "Google Wallet", serviço de pagamento móvel

Há poucos dias publicamos uma matéria sobre as empresas Samsung e VISA unirem forças para levar o sistema de pagamentos via NFC às olimpíadas de 2012. Hoje o Google acabou de anunciar oficialmente o seu serviço de pagamentos através de dispositivos móveis, utilizando a tecnologia NFC: é o Google Wallet.

Junto com o anúncio oficial, foram divulgadas também as primeiras redes de lojas parceiras que darão suporte ao novo serviço. São elas: Subway, Macy's, Walgreens, Toys 'R Us, First Data, Citibank e MasterCard. A parceria com a MasterCard indica que o Google Wallet será totalmente compatível com o sistema de pagamento "contactless" que já se encontra espalhado pelo mundo inteiro (menos no Brasil, é claro). Os testes com o novo serviço já começaram nas cidades de Nova Iorque e São Francisco, nos EUA, e a intenção é que ele seja lançado oficialmente ainda durante o verão norte-americano.

Por enquanto apenas o smartphone Nexus S 4G (que teve sua homologação barrada na ANATEL) da operadora Sprint será compatível com o Google Wallet, mas o Google promete que, com o tempo, mais smartphones farão parte da lista de dispositivos suportados. De acordo com essa afirmação, tudo indica que aparelhos que não possuam um sistema NFC nativo poderão ser utilizados com o aplicativo "Google Wallet", bastando para isso um adaptador. Nesse primeiro momento, será necessário utilizar um "cartão virtual" Citi MasterCard ou um cartão pré-pago do Google.

Foi anunciado, também, o serviço "Google Offers", que tem a intenção de enviar uma oferta do dia para a caixa de entrada do smartphone do usuário e permitir a busca de outras ofertas disponíveis. O usuário poderá aproveitar essas promoções imediatamente através de seu dispositivo com o sistema NFC, bastando um clique do teclado ou toque na tela. Segundo o Google, isse é só o começo e a empresa já planeja grandes recursos para o Google Wallet e o Google Offers.

Abaixo segue a propaganda oficial do serviço:



Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Google Wallet.


Reflexão Pessoal

Sempre sonhei com o dia em que os celulares não seriam apenas utilizados para fazer ligações. Na época em que o Nokia 6120 foi lançado, a tendência era de que os aparelhos celulares diminuissem de tamanho e foi justamente isso que aconteceu (o Nokia Chroma, por exemplo). Então começaram a surgir os Handhelds, Pockets PC e PDAs, e os mais populares eram os da PALM. Quando mexi em um PALMTOP pela primeira vez eu pensei: "Isso ainda vai virar um celular.".

Pois bem, o futuro daquela época já chegou aos celulares e hoje eles se chamam smartphones. Alguns de vocês vão se lembrar que naquela época não existiam tantas máquinas de cartão de débito e hoje já podemos usar nossos smartphones para fazer pagamentos como se cartões de crédito, ou débito, fossem. Resumindo, o futuro daquela época também já chegou às transações bancárias como um todo e às comerciais que envolvam o uso de cartões (sejam eles de débito ou crédito).

Então eu pergunto, podemos dizer que o que pensamos ser plausível para o futuro de hoje, em se tratando de tecnologia, realmente acontecerá? É verdade que a tecnologia não conhece barreiras e está sempre sendo usada em prol da humanidade ou toda essa evolução é apenas uma exigência da sociedade de consumo?


[Fonte: Engadget, Redmond Pie, Google Blog]