Ads 728x90

Últimas Notícias

Conheça as novas funcionalidades do iOS 5 [Vídeo] (ATUALIZADO)


Ontem a Apple deu início à WWDC 2011, apresentando todas as novidades referentes aos softwares da empresa. Assim como aconteceu com o Mac OS X Lion, a Apple apresentou apenas dez Key Features de seu sistema operacional para dispositivos móveis, que serão apresentadas logo a seguir (clique nas imagens para ampliar).



1ª. Notificações (Notification Center)

Como já havíamos previsto, o sistema de notificações criado pelo desenvolvedor Peter Hajas, MobileNotifier, foi mesmo utilizado no iOS 5. Farei um pequeno resumo para quem não entendeu. Logo depois da versão Beta 5 do MobileNotifier ter sido lançada, o principal desenvolvedor do sistema declarou que estava deixando o desenvolvimento do projeto. Então descobriu-se que a Apple contratou Peter Hajas para fazer parte da equipe de integração do novo sistema de notificações do iOS 5.

Finalmente a Apple melhorou o sistema de notificações do iOS e implementou o Notification Center, uma central que agrega todas as notificações recebidas no dispositivo e que é acessível através de um menu deslizante a partir da barra de status superior (onde se encontram o relógio, nível de bateria etc). Sim, é igual ao sistema do Android!  Um "X" ao lado de cada grupo de notificações permite dispensá-las, no entanto não existe uma botão de "Limpar Todas" (Clear All) e é necessário "apagar" grupo por grupo. As notificações também estarão disponíveis na LOCKSCREEN e será possível realizar ações diretas sem a necessidade de destravar o telefone.

Fotos do evento podem ser vistas na galeria de fotos do site Engadget.



2ª. NewsStand



Funciona como se fosse uma banca de revistas capaz de guardar todas as revistas e jornais adquiridos pelo usuário.

Fotos do evento podem ser vistas na galeria de fotos do site Engadget.



3ª. Integração com o Twitter


Fazendo login uma única vez, o usuário poderá compartilhar status em seu perfil no Twitter através de diversos aplicativos que derem suporte a essa funcionalidade, como os aplicativos "Fotos" e "Câmera". Agora é possível fazer o upload de uma foto para o Twitter diretamente desses dois aplicativos.



Fotos do evento podem ser vistas na galeria de fotos do site Engadget.




4ª. Safari Reader

Essa é uma nova funcionalidade do Safari que elimina quaisquer "distrações" de uma página, apresentando de fato apenas o conteúdo do site. A funcionalidade é ativada a partir de um botão próximo à barra de endereços. Outra funcionalidade apresentada para o navegador é a "Reading List", que permite ao usuário adicionar uma lista de páginas as quais pretende ler depois. Por último, temos uma das mais aguardadas funcionalidades (depois da melhoria nas notificações): a navegação por habas.


Fotos do evento podem ser vistas na galeria de fotos do site Engadget.



5ª. Reminders


O nome é auto-explicativo: essa funcionalidade lembra o usuário de que tem que fazer algo, basendo-se na localização atual. Finalmente a Apple decidiu lançar um aplicativo "to-do" oficial para o iOS. É possível sincronizar com outros dispositivos e com o calendário.

Fotos do evento podem ser vistas na galeria de fotos do site Engadget.




6ª. Câmera

Várias funcionalidades foram adicionadas ao aplicativo "Câmera". No iOS 5 haverá um botão de acesso à câmera dos dispositivos diretamente na Lockscreen. Agora será possível utilizar um dos botões físicos dos dispositivos, o de aumentar o volume, para tirar fotos, assim como já acontece em diversos smartphones. A função "pinch-to-zoom" poderá ser utilizada diretamente no aplicativo "Câmera" e ao deixar o dedo pressionado em determinada área, a exposição câmera será fixada para captar a luz presente na área selecionada.


O aplicativo "Fotos" também recebeu melhorias e agora é possível cortar uma foto, alterar a intensidade da luz e reduzir olhos vermelhos diretamente no rolo de câmera.





7ª. Mail

Agora o aplicativo de email possui mais opções de formatação de texto (Rich Text), endereços de email arrastáveis entre os campos "Para:", "Cc:" e "Cco:", sistema de busca dentro da mensagem, dicionário embutido com opção de adicionar palavras a ele, nova opção de marcar mensagens como não lidas, função de adicionar FLAGS às mensagens (para ajudar na organização dos emails), novo teclado virtual dividido, para iPad, e várias outras melhorias.



8ª. PC FREE



As atualizações do iOS passarão a ser feitas através do ar, ou seja, serão baixadas diretamente do servidor da Apple para o dispositivo sem a necessidade de se conectá-lo ao PC ou Mac. Além disso, agora os dispositivos virão com uma nova tela de boas vindas e um assistente de configuração embutido, também a fim de dispensar o uso de cabos. Para quem não sabe, ao ligar um dispositivo iOS pela primeira vez é necessário conectá-lo ao PC/Mac e sincronizá-lo com o iTunes. Isso mudará para os novos dispositivos; comprou, ligou, usou.




9ª. Game Center

A rede de jogos do iOS também recebeu melhorias, agora será possível comprar aplicativos diretamente do Game Center. A rede já possui 50 milhões de usuários e justamente por isso a Apple decidiu melhorar a forma de interação entre eles; novas formas de encontrar amigos levam em consideração os jogos mais executados.



10ª. iMessage


Assim como os Blackberrys, os dispositivos da Apple serão capazes de enviar mensagens grátis entre si; não apenas SMS, mas também fotos, vídeos e contatos. O serviço também vem com a função de confirmação de recebimento e leitura, indicador de quando o receptor estiver digitando uma resposta e notificações PUSH entre os dispositivos. O serviço funciona tanto com Wi-Fi quanto com 3G.

Segue o vídeo oficial de divulgação do iOS 5:



O iOS 5 será disponibilizado no outono norte-americano (por volta de setembro) e dará suporte aos dispositivos iPhone 3GS, iPhone 4, iPad, iPad 2, iPod Touch 3g e iPod Touch 4g. Mais informações podem ser obtidas na página oficial.

[Fonte: Apple]
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização:

O pessoal do site Redmond Pie fez um vídeo para demonstrar o funcionamento do iMessage, sistema que permite enviar mensagens (SMS, fotos e vídeos) gratuitas entre dispositivos iOS. Segue o vídeo:




[Fonte: Redmond Pie]