Ads 468x60px

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Google lança o Swiffy: conversor de arquivos .SWF para HTML5


Um fato que sempre foi muito explorado por fabricantes de smartphones, para afirmarem que seus dispositivos podem ser considerados "iPhone killers", é o de que o smartphones da Apple não é capaz de rodar animações e vídeos em Flash. Para contornar essa situação, a Apple decidiu apostar no HTML5 para renderizar animações e vídeos sem precisar do Adobe Flash e parece que agora ela ganhou um aliado de peso.

É inegável que a Apple tem sido motivo de chacota por não ter adicionado suporte ao Adobe Flash em seu smartphone. Quem nunca recebeu uma piada, seja por email ou outro meio eletrônico, onde de um lado aparece uma foto da liga da justiça vista em um smartphone qualquer e do outro lado a mesma foto vista em um iPhone, só que faltando o personagem "Flash"? Agora essa situação está para mudar, pois o Google lançou na terça-feira passada, dia 28/06, um conversor de arquivos Adobe Flash (.SWF) para HTML5, chamado Swiffy.

O Swiffy está disponível no Google Labs, que pode ser acessado através de uma conta no Google, no Gmail ou através do endereço http://swiffy.googlelabs.com/. O engenheiro responsável pela equipe de desenvolvimento do Swiffy se chama Pieter Senster e ele foi contratado pelo Google depois de mostrar um grande progresso em seu projeto individual. A intenção do Google é poder levar o conteúdo produzido em Flash a dispositivos que não possuem suporte à tecnologia da Adobe.

Segundo o Google, como essa é a primeira versão oficial do conversor, ele não será capaz de converter todo o conteúdo produzido em Flash, mas funciona muito bem com anúncios (ads) e animações. A empresa disponibilizou alguns exemplos de arquivos .SWF convertidos para HTML5 e posso dizer: não tem diferença.

Agora Steve Jobs tem mais um argumento forte de que a Apple não precisa incorporar o suporte ao Adobe Flash no iOS. Mais um ponto para o Google!


[Fonte: Google Code]

Nenhum comentário:

Postar um comentário