Ads 728x90

Últimas Notícias

Tutorial: Arrumando problema de som em arquivos .RMVB


É fato que as séries de TV sempre fizeram sucesso, mas nunca se teve tantas delas, e passando ao mesmo tempo, como se tem agora. Por falar nisso, quem nunca assistiu pelo menos um episódio de "The Big Bang Theory", a série mais meganerd de todos os tempos? Justamente pelo boom das séries de TV, palavras como CODEC, .RMVB, .AVI, DIVX, H264 (x264) e outras, passaram a ficar em evidência no meio das comunidades relacionadas a seriados; isso se deve ao fato de que muitas pessoas passaram a assistir esses programas em seus computadores.

Antes de começar o tutorial, darei uma pequena explicação sobre alguns dos termos citados acima. Para quem não sabe, os CODECs funcionam como "tradutores" da linguagem de um determinado arquivo para o computador; é como se eles "ensinassem" ao computador como ler e entender um determinado tipo de arquivo. Já os termos .RMVB e .AVI são extensões de arquivo assim como o .DOC e o .PDF, por exemplo. Os arquivos .RMVB são menores que os .AVI (em tamanho) porque esses são mais comprimidos e o processo de conversão é diferente, por isso há a necessidade de se instalar um CODEC que possa interpretá-lo.

Depois dos conceitos terem sido devidamente explicados, vamos ao tutorial. Geralmente os problemas de som com arquivos .RMVB acontecem por dois motivos: conflito gerado com outro CODEC já instalado na máquina, devido à instalação de um pacote de CODECS, ou o áudio de arquivos .RMVB estar desabilitado depois da instalação um pacote de CODECS. Se você instalou o K-lite Mega Codec Pack, que é o mais comum e o mais completo pacote de CODECS existente hoje no mercado, é provável que o aúdio dos arquivos .RMVB esteja mesmo desabilitado (peço desculpas pela repetição do termo "pacote de CODECS"). Verifique se ele está habilitado, ou não, seguindo os passos abaixo:

Problema 1

1º Passo

Abra o menu "Iniciar", escolha o opção "Todos os programas", abra a pasta "K-Lite Codec Pack", depois abra a pasta "Configuration" e então execute o programa "ffdshow audio decoder" (veja a imagem abaixo). Uma nova janela irá se abrir com várias opções.

2º Passo

Na janela que se abriu, haverá um menu lateral à esquerda e uma caixa de opções à direita. Identifique e selecione o ítem "Codecs" no menu lateral e em seguida localize o ítem "Real Audio" na caixa de opções. Na linha do ítem "Real Audio", verifique se no campo "Decoder" a caixa de seleção está marcada com a opção "disabled"; se tiver, marque a opção "libavcodec" conforme a figura abaixo:

Pronto, agora você já será capaz de assistir suas séries favoritas, em seu computador, com som! =D

Problema 2

P: O som agora está funcionando, mas em alguns arquivos ele está apresentando distorções. O que fazer? Nesse caso, siga os seguintes passos:

1. Desinstale o K-lite Mega Codec Pack e reinicie a máquina.
2. Baixe e instale um programa que faz limpeza no registro do Windows, como o MV Reg Clean ou o Ccleaner (esses dois são gratuitos).
3. Execute o programa baixado no 2º Passo e espere pelo final do escaneamento. Apague tudo o que ele encontrar e reinicie novamente o computador.
4. Instale o pacote de CODECs "Real Alternative".

Pronto! Depois de seguir os passos acima, o problema de distorção do som já deve ter sido sanado. =D


Gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique no botão "Like" ali embaixo e compartilhe esse tutorial, pois assim como ajudou você pode ajudar outras pessoas.