Ads 728x90

Últimas Notícias

Projeto iEmu: emulador de dispositivos iOS para Windows e Linux! (ATUALIZADO)

Um projeto ambicioso acabou de ser anunciado pelo Kickstarter, plataforma de financiamento (para artistas, desenvolvedores, designers, músicos etc) de alguns dos projetos mais criativos do mundo: é o iEmu. O projeto possui código aberto (open-source) e consiste em um emulador de dispositivos iOS, como o iPhone, capaz de rodar nos S.Os Windows e Linux. O_O

O chefe do projeto se chama Chris Wade, um desenvolvedor/codificador veterano dos cenários iPhone e PSP que descobriu exploits nos dois dispositivos a fim de realizar o processo de jailbreak neles. O iEmi é baseado no emulador QEMU e o principal objetivo, neste momento, é dar suporte ao processador A4, o qual equipa o iPhone 4, o iPod Touch 4g e o iPad 1. Assim que o emulador der suporte ao A4, Wade irá trabalharno suporte à GPU, drivers multitouch, memória, som e componentes de conectividade como Wi-Fi, GPS, Bluetooth etc.

iEmu is an emulator based on the popular open-source emulator QEMU. The project’s primary goal is to implement support for the S5L8930 chipset, which is used in the iPhone 4 and the first-generation iPad. Since the specifications for this chipset and other supporting hardware used by Apple’s devices aren’t public, supporting these devices takes some heavy reverse engineering.

Once iEmu is complete it will be possible to run it on Linux, Windows, Mac, mobile platforms such as Android, and even on iOS itself. It will act as a debugger for some, and perhaps will be a QA tool for others. It will also enable security experts to capture and analyze iOS malware in a sandboxed environment.

A grande vantagem deste projeto é poder rodar Apps para iOS no Windows, Linux e possivelmente no Android. Além disso, correções de bugs e a descoberta de exploits poderão ser feitas através de um ambiente emulado, sem a necessidade de colocar em risco os dispositivos (iPhones, iPads e iPods Touch) dos desenvolvedores (ou hackers).

Como ele é um projeto GRANDE, não esperem que ele fique pronto da noite para o dia, pois o desenvolvimento dele pode demorar vários (muitos) meses. Sem sombra de dúvidas o iEmu é um projeto fantástico com grande chance de vingar, até porque, como dito anteriormente, ele é open-source e tudo que é aberto tem maior chance de prosperar na comunidade desenvolvedora.


[Fonte: Redmond Pie]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização:

Infelizmente o projeto foi cancelado no Kickstarter e o futuro do iEmu ainda é incerto. O cancelamento do projeto, no Kickstarter, foi realizado pelo próprio desenvolvedor e o pedido foi formalizado no dia 15/09/2011.

O cancelamento do projeto gerou espanto entre os usuários interessados, pois a meta de financiamento do iEmu, fixada em US$ 20.000, foi atingida cerca de 10 antes do prazo final! Segundo Chris Wade, o cancelamento se deu devido a questões legais envolvendo a Apple, mas afirmou, também, que o seu trabalho não iria parar. O progresso do iEmu pode ser acompanhado através de sua página oficial.

Torço pelo desenvolvedor e espero, de verdade, que o projeto consiga sair do papel.


[Fonte: iEmu, Kickstarter]