Ads 728x90

Últimas Notícias

Operadoras de celular poderão bloquear aparelhos


A partir de 2013, as principais operadoras de telefonia celular do Brasil poderão bloquear aparelhos não homologados pela Anatel. A iniciativa conjunta de Vivo, Claro, Tim e Oi teria como objetivo coibir o uso de celulares "piratas". Entretanto, isso pode acabar se estendendo a aparelhos importados - como seu iPhone 5, por exemplo -, afinal de contas a tecnologia permitiria bloquear qualquer aparelho não homologado por meio de verificação do código IMEI.

Mesmo ativando-se o chip em um aparelho homologado, pode haver o bloqueio ao utilizar esse chip em um aparelho não homologado. Aparentemente, em um primeiro momento isso não ocorrerá para linhas já habilitadas.

Segundo as empresas, o objetivo é reduzir a quantidade de reclamações contra os serviços de telecomunicações, uma vez que celulares piratas seriam de baixa qualidade e contribuiriam para a queda de chamadas e o aumento de queixas contra as operadoras. Além disso, também haveria a preocupação com questões de ameaça à saúde dos usuários, como radiação excessiva.

As empresas também afirmam que o sistema poderá ser utilizado futuramente para identificar e bloquear aparelhos que tenham sido roubados ou furtados.

Opinião do autor
A iniciativa poderia ser válida no sentido de promover melhorias efetivas no serviço prestado aos usuários "legalizados" e/ou vítimas de furto. Porém, aparenta ser uma medida protecionista, uma vez que também coíbe a importação de aparelhos originais pelos preços bem mais em conta do que os praticados em território nacional.

[Fontes: Info e MacMagazine]