Ads 728x90

Últimas Notícias

Siri é portado com sucesso para o iPhone 4 e o iPod Touch 4g


Uma das grandes novidades do novo iPhone foi o sistema de reconhecimento de voz exclusivo para o dispositivo, o Siri. Desde o lançamento do iPhone 4S, hackers e codificadores têm estudado os arquivos do sistema para poder descobrir como eles funcionam e tentar fazer o port do Siri para outros dispositivos iOS mais antigos. Eis que dois desenvolvedores, depois de realizarem um estudo detalhado dos dados referentes ao Siri, conseguiram hackear totalmente o sistema para fazê-lo funcionar no iPhone 4 e no iPod Touch 4g.

Abaixo seguem dois vídeos demonstrativos do Siri rodando nos dois dispositivos citados:



P: Se o sistema Siri já foi portado com sucesso para os dispositivos citados, porque o port ainda não foi disponibilizado publicamente? R: Infelizmente a resposta não é tão simples.
Apesar do Siri estar funcionando perfeitamente no iPhone 4 e no iPod Touch 4g, o port não pode ser liberado publicamente devido a uma possível violação de direitos autorais pertencentes à Apple; explico.

Para fazer o sistema de reconhecimento de voz funcionar em outros dispositivos iOS, diferentes do iPhone 4S, é necessário o uso de arquivos específicos do novo iPhone da Apple, os quais precisam ser extraídos da versão do iOS 5 para o iPhone 4S. Como o sistema móvel da Apple é todo protegido por leis de direitos autorais, a extração e o uso não autorizado de arquivos presentes nele é uma prática, de certa forma, ilegal. Mesmo de posse de todos os arquivos necessários para fazer o Siri funcionar em outros dispositivos iOS, ainda é preciso fazer o sistema enviar os dados aos servidores da Apple para que eles possam aceitar e então processar as informações. Para que isso aconteça, é necessário pegar um "token de validação", em tempo real de execução, diretamente de um iPhone 4S Jailbroken, ou seja, a pessoa precisa ter um iPhone 4S para fazer o port do Siri para um iPhone 4 ou um iPod Touch 4g; sendo assim, não faz sentido realizar o procedimento, pois o usuário que possui um iPhone 4S já usufrui de um Siri totalmente funcional.

Resumindo, a máxima "eu comprei, ele é meu e eu faço o que eu quiser com ele" não se aplica neste caso. Então você me pergunta: quando este port do Siri será liberado publicamente, se é que ele será liberado? A resposta para esta pergunta é bem simples: não faço a menor ideia!


[Fonte: Redmond Pie (1), Redmond Pie (2)]