Ads 728x90

Últimas Notícias

Tutorial.: Aumentando a partição do Windows 7 quando a opção "Estender Volume" está apagada!


Sua partição do Windows está muito pequena e vc precisa estendê-la, mas o espaço livre - não alocado - está no final do HDD e a opção "Estender Volume", acessível através do particionador do Windows 7, não está disponível para a partição do S.O? Já está prestes a chutar o balde, formatando o HDD para poder criar as partições novamente? Tenha calma, não se desespere! Seus problemas acabaram, pois neste tutorial vou ensiná-los a estender a partição mencionada dispensando a necessidade de se formatar todo o HDD.

Quando se escolhe particionar um HDD, na grande maioria dos casos os motivos são os mesmos: deixar uma partição só para o S.O, e alguns programas mais leves, e as outras para guardar arquivos pessoais, fazer backups ou instalar jogos e programas que ocupem muito espaço no disco rígido. O problema é que, muitas vezes, o espaço que achava-se ser suficiente para armazenar o S.O, e alguns documentos ou arquivos, acaba por se mostrar pequeno demais devido a fatores não considerados previamente, como, por exemplo, atualizações do sistema. Justamente pela falta de espaço, se faz necessário o redimensionamento da partição adicionando-se a ela parte do espaço livre (ou todo) disponível no HDD.

No entanto, quando se tem mais de uma partição no HDD, ao redimensionar qualquer uma delas que não seja a do S.O - a fim de disponibilizar um espaço ainda não alocado no disco rígido -, o espaço livre não alocado é criado no final da partição, não permitindo que este possa ser utilizado para estender a partição do S.O. Neste tutorial, vou ensiná-los a mover o "Espaço não alocado" para a posição logo depois da partição onde se encontra o S.O, possibilitando assim que o espaço livre possa ser utilizado para redimensionar a partição do sistema.

Para este tutorial você vai precisar do programa EASEUS Partition Master Home Edition, que é uma versão gratuita do programa EASEUS Partition Master mas que funciona muito bem! Instale o programa e siga os passos descritos logo abaixo, os quais são seguidos de imagens que retratam tais passos.


1º Passo

Antes de começar, certifique-se de que há um "espaço não alocado" no HDD onde o Windows 7 está instalado. Execute o programa EASEUS Partition Master e verifique o campo de partições do HDD, localizado na parte de baixo da tela; selecione o quadrado que indica o "espaço não alocado", mova-o (assim que o ponteiro do mouse indicar a função de "mover" - quatro setas) para imediatamente depois da partição onde o S.O está instalado e clique no ícone "Apply", localizado na parte superior da janela (clique nas imagens para ampliar).





2º Passo

ATENÇÃO: Neste passo são realizadas alterações sensíveis de reposicionamento de unidades de alocação no HDD, portanto caso o computador desligue durante o procedimento descrito é PROVÁVEL que haja danos IRREPARÁVEIS ao HDD. Diante do exposto, tente se certificar de que NÃO haverá quedas de energia no local onde o computador está instalado (evite realizar os procedimentos descritos em dias chuvosos, por exemplo).

Logo depois de clicar ícone "Apply", dois avisos aparecerão na tela: um perguntando se o usuário tem certeza de que quer aplicar as alterações no disco rígido e outro dizendo que o computador será reiniciado para aplicar tais alterações. Assim que o Windows começar a iniciar, a tela ficará preta e um novo aviso aparecerá dizendo que o processo de alteração do HDD irá iniciar em instantes; depois disso, o procedimento iniciará e barras de progresso aparecerão na tela. Após a conclusão do reposicionamento do "espaço não alocado", o computador reiniciará duas vezes e em cada uma delas aparecerá uma mensagem dizendo que as alterações no HDD foram realizadas com sucesso.




3º Passo (redimensionando a partição com o programa EASEUS Partition Master)

OBS: Caso queira realizar o procedimento de redimensionamento da partição através do particionador do Windows 7, siga para o 4º Passo. Caso contrário, siga as instruções deste passo.

Depois que o Windows iniciar, execute novamente o EASEUS Partition Master e verifique se o "espaço não alocado" agora se encontra localizado imediatamente após a partição do Windows (caso não esteja, execute o 2º Passo novamente); clique com o botão direito do mouse na partição onde o S.O está instalado (C:) e selecione a opção "Resize/Move Partition".


Logo após selecionar a opção citada, uma caixa de operações se abrirá solicitando que o usuário informe a quantidade de espaço não alocado a ser utilizada na expansão da partição. Pode-se realizar a operação de redimensionamento, também, clicando-se na pequena esfera da direita, a qual fica localizada logo depois da barra que indica o espaço final da partição, e arrastando o mouse até a posição desejada.



Depois de redimensionada a partição, basta clicar no botão "OK"!


4º Passo (redimensionando a partição com o particionador do Windows 7)

Depois que o Windows iniciar, execute a ferramenta "Gerenciamento de disco" (caso não saiba como fazê-lo, verifique os e passos do nosso tutorial de criação de partições no Windows 7) e verifique se o "espaço não alocado" agora se encontra localizado imediatamente após a partição do Windows (caso não esteja, execute o 2º Passo novamente); clique com o botão direito do mouse na partição onde o S.O está instalado (C:) e selecione a opção "Estender volume".



Um assistente de extensão de volume irá aparecer; clique em "Avançar", escolha o espaço que deseja incorporar à partição original e clique em "Avançar", depois em "Concluir".



Quando o assistente for concluído, a partição do Windows já vai estar redimensionada!




Prontinho! Agora seu problema de falta de espaço na partição do Windows já está resolvido e você nem precisou formatar seu HDD! =D

Assim que eu puder, farei um videotutorial de todos os passos descritos, executarei o upload do vídeo para o nosso canal no YouTube e atualizarei este mesmo post (incorporando o vídeo nele).

E aí, gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então curta (clicando nos botões "Curtir" - do facebook - e "+1", ao lado do título do post), compartilhe e divulgue esta publicação, pois pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D