Ads 468x60px

quarta-feira, 21 de março de 2012

Tutorial.: Aumentando a partição do Windows 7 quando a opção "Estender Volume" está apagada!


Sua partição do Windows está muito pequena e vc precisa estendê-la, mas o espaço livre - não alocado - está no final do HDD e a opção "Estender Volume", acessível através do particionador do Windows 7, não está disponível para a partição do S.O? Já está prestes a chutar o balde, formatando o HDD para poder criar as partições novamente? Tenha calma, não se desespere! Seus problemas acabaram, pois neste tutorial vou ensiná-los a estender a partição mencionada dispensando a necessidade de se formatar todo o HDD.

Quando se escolhe particionar um HDD, na grande maioria dos casos os motivos são os mesmos: deixar uma partição só para o S.O, e alguns programas mais leves, e as outras para guardar arquivos pessoais, fazer backups ou instalar jogos e programas que ocupem muito espaço no disco rígido. O problema é que, muitas vezes, o espaço que achava-se ser suficiente para armazenar o S.O, e alguns documentos ou arquivos, acaba por se mostrar pequeno demais devido a fatores não considerados previamente, como, por exemplo, atualizações do sistema. Justamente pela falta de espaço, se faz necessário o redimensionamento da partição adicionando-se a ela parte do espaço livre (ou todo) disponível no HDD.

No entanto, quando se tem mais de uma partição no HDD, ao redimensionar qualquer uma delas que não seja a do S.O - a fim de disponibilizar um espaço ainda não alocado no disco rígido -, o espaço livre não alocado é criado no final da partição, não permitindo que este possa ser utilizado para estender a partição do S.O. Neste tutorial, vou ensiná-los a mover o "Espaço não alocado" para a posição logo depois da partição onde se encontra o S.O, possibilitando assim que o espaço livre possa ser utilizado para redimensionar a partição do sistema.

Para este tutorial você vai precisar do programa EASEUS Partition Master Home Edition, que é uma versão gratuita do programa EASEUS Partition Master mas que funciona muito bem! Instale o programa e siga os passos descritos logo abaixo, os quais são seguidos de imagens que retratam tais passos.


1º Passo

Antes de começar, certifique-se de que há um "espaço não alocado" no HDD onde o Windows 7 está instalado. Execute o programa EASEUS Partition Master e verifique o campo de partições do HDD, localizado na parte de baixo da tela; selecione o quadrado que indica o "espaço não alocado", mova-o (assim que o ponteiro do mouse indicar a função de "mover" - quatro setas) para imediatamente depois da partição onde o S.O está instalado e clique no ícone "Apply", localizado na parte superior da janela (clique nas imagens para ampliar).





2º Passo

ATENÇÃO: Neste passo são realizadas alterações sensíveis de reposicionamento de unidades de alocação no HDD, portanto caso o computador desligue durante o procedimento descrito é PROVÁVEL que haja danos IRREPARÁVEIS ao HDD. Diante do exposto, tente se certificar de que NÃO haverá quedas de energia no local onde o computador está instalado (evite realizar os procedimentos descritos em dias chuvosos, por exemplo).

Logo depois de clicar ícone "Apply", dois avisos aparecerão na tela: um perguntando se o usuário tem certeza de que quer aplicar as alterações no disco rígido e outro dizendo que o computador será reiniciado para aplicar tais alterações. Assim que o Windows começar a iniciar, a tela ficará preta e um novo aviso aparecerá dizendo que o processo de alteração do HDD irá iniciar em instantes; depois disso, o procedimento iniciará e barras de progresso aparecerão na tela. Após a conclusão do reposicionamento do "espaço não alocado", o computador reiniciará duas vezes e em cada uma delas aparecerá uma mensagem dizendo que as alterações no HDD foram realizadas com sucesso.




3º Passo (redimensionando a partição com o programa EASEUS Partition Master)

OBS: Caso queira realizar o procedimento de redimensionamento da partição através do particionador do Windows 7, siga para o 4º Passo. Caso contrário, siga as instruções deste passo.

Depois que o Windows iniciar, execute novamente o EASEUS Partition Master e verifique se o "espaço não alocado" agora se encontra localizado imediatamente após a partição do Windows (caso não esteja, execute o 2º Passo novamente); clique com o botão direito do mouse na partição onde o S.O está instalado (C:) e selecione a opção "Resize/Move Partition".


Logo após selecionar a opção citada, uma caixa de operações se abrirá solicitando que o usuário informe a quantidade de espaço não alocado a ser utilizada na expansão da partição. Pode-se realizar a operação de redimensionamento, também, clicando-se na pequena esfera da direita, a qual fica localizada logo depois da barra que indica o espaço final da partição, e arrastando o mouse até a posição desejada.



Depois de redimensionada a partição, basta clicar no botão "OK"!


4º Passo (redimensionando a partição com o particionador do Windows 7)

Depois que o Windows iniciar, execute a ferramenta "Gerenciamento de disco" (caso não saiba como fazê-lo, verifique os e passos do nosso tutorial de criação de partições no Windows 7) e verifique se o "espaço não alocado" agora se encontra localizado imediatamente após a partição do Windows (caso não esteja, execute o 2º Passo novamente); clique com o botão direito do mouse na partição onde o S.O está instalado (C:) e selecione a opção "Estender volume".



Um assistente de extensão de volume irá aparecer; clique em "Avançar", escolha o espaço que deseja incorporar à partição original e clique em "Avançar", depois em "Concluir".



Quando o assistente for concluído, a partição do Windows já vai estar redimensionada!




Prontinho! Agora seu problema de falta de espaço na partição do Windows já está resolvido e você nem precisou formatar seu HDD! =D

Assim que eu puder, farei um videotutorial de todos os passos descritos, executarei o upload do vídeo para o nosso canal no YouTube e atualizarei este mesmo post (incorporando o vídeo nele).

E aí, gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então curta (clicando nos botões "Curtir" - do facebook - e "+1", ao lado do título do post), compartilhe e divulgue esta publicação, pois pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D

41 comentários:

  1. Muito obrigado, Renato, agradeço o elogio!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo Tutorial, me ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  3. De nada, Emerson! Fico feliz em ter ajudado! :-)

    ResponderExcluir
  4. Só tenho a dizer muito OBRIGADO, estava a um tempão tentando achar uma opção para aumentar a partição do sistema sem ter que formatar nada, e você fez eu conseguir este quase milagre, muito bom mesmo, fácil e prático. Podem fazer é confiável.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço seus elogios, Cláudio! A nossa intenção aqui no RN é justamente essa: criar tutoriais em uma linguagem simples, de fácil entendimento, para que até os usuários que não possuem conhecimento avançado possam realizar os procedimentos. Fico feliz em tê-lo ajudado! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook, heim? xD

    ResponderExcluir
  6. nao consigo fazer isso no meu pc...vc pode me ajudar....? O meu C: nao aparece a possibilidade extender volume...nem eu apagando os dados do D:...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Raquel! Você seguiu todos os passos descritos no tutorial? Qual é a versão do Windows que você está usando (7, Vista, XP)?

    ResponderExcluir
  8. uow! Obrigada! O único lugar que achei que explica como redimensionar a partição do windows! Todos falam que não tem como, e você mostrou que tem!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Michelle! Eu criei este tutorial justamente porque todos os lugares em que eu procurei uma solução para o problema, diziam que era necessário formatar o HDD. Assim como muitos dos nossos tutoriais postados aqui no RN, este também surgiu de uma necessidade! hehehehehe

    ResponderExcluir
  10. Ótimo tutorial, realmente pesquisei muito pela internet e estava quase desistindo de re-particionar meu HD.
    Muito obrigado e é de blogs e pessoas como você de que a internet precisa mais... Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Muiitoooo obrigado...
    Esse tutorial salvou minha vida, meu pc vivia lotado o disco C, enquando o D continha os programas instalados e o E ficava todo vazio, então fiz esse tutorial e meu disco local C ficou como eu queria!
    Parabéns a este site.

    ResponderExcluir
  12. Este software é muito bom mesmo. Para quem tem dual-boot com o Linux, tem um pequeno problema, porque não dá para estender uma partição ntfs com um vizinho em ext4 ou ext3. Então o que fiz, foi criar novas partições de backup do Windows 7 e do Linux, apagar as originais, diminuir a partição gigante de dados em ntfs e reinstalar o grub.

    ResponderExcluir
  13. Excelente tutorial! Parabéns, cara!!!

    ResponderExcluir
  14. Depois de seguir o tutorial o computador reinicia e vem a msg que foi abortada o reposicionamento da partição não alocada. Ou seja não funcionou

    ResponderExcluir
  15. Agradeço muito os seus elogios, Arthur! Antes de sermos blogueiros, somos usuários como você! Nossos tutoriais surgem da necessidade, ou seja, não encontramos uma solução e decidimos botar a mão na massa e é por isso que os tutoriais funcionam: nós os publicamos só depois de os executarmos! ;-)
    Mais uma vez, agradeço em nome de toda a equipe do RN. ;-)

    ResponderExcluir
  16. É muito bom ler um feedback como o seu, "Anonymous". Muito obrigado pelos elogios! ;-)

    ResponderExcluir
  17. Boa solução, Ulisses! Fiz este tutorial pensando nas pessoas que não têm muito conhecimento em informática e só utilizam o Windows, mesmo, mas é isso aí! Se alguém não tentar primeiro, nunca teremos referências disponíveis sobre a solução de um determinado problema. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Diego, que bom funcionou aí para você! ;-)

    ResponderExcluir
  19. Estranho, Ivo. Qual á versão do Windows que você está utilizando, é o Windows 7 mesmo? Se o procedimento falhar, você pode tentar executá-lo de novo, mas lembre-se que nós não nos responsabilizamos por qualquer eventual dano que possa acontecer com o seu sistema ou HDD.

    ResponderExcluir
  20. Ola...
    Eu fiz a instalação e estava seguindo os passos como mencionou, porém ao mover o espaço "não alocado" não consegui... Nem sequer aparecem as "4setas", será que é alguma configuração que eu terei de alterar???
    Espero um help seu... ^^
    Obrigada pela postagem...

    ResponderExcluir
  21. ótimo funciona, parabéns pela dica.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom tutorial, valeu mesmo. ajudo muito aqui ^^
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  23. Willian Wagner Emerson7 de outubro de 2014 00:01

    EXCELENTE !!! MUITO BOM, são pessoas como vc que enriquecem a internet. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Deu tudo certo! Muito obrigado e parabéns pelo excelente tutorial!

    ResponderExcluir
  25. Caro Everton, poderia me ajudar ? Uso Windows 8 e tenho duas partições não alocadas, mas elas não estão na sequencia da partição D, onde eu gostaria de estender o volume D com os espaços dessas duas partições não alocadas. Todas as partições estão no disco 1.

    ResponderExcluir
  26. Comigo, tambem funcionou...! tinha um disco de 2terabytes dividido em 2 partições, mas para mover 200Gigas para o lado do C demorou quase 1h!! O meu sistema é o win 8.1. Depois com o gestor de discos do win 8.1 é só juntar. Por isso tenham calma e não pensem que o sistema bloqueou, como cheguei a pensar... É demorado!!!....

    ResponderExcluir
  27. As 4setas não aparecem!... Tens de arrastar (foto1) com o rato a partição D, por exemplo, para o lugar do espaço não alocado. Assim o espaço não alocado move-se automáticamente para o meio a seguir a C. E depois é só clicar no botão Apply

    ResponderExcluir
  28. Agradeço-o pelos elogios, Willian, e fico feliz que o tutorial tenha te ajudado! É difícil manter um blog e, às vezes, a falta de tempo nos desanima, mas comentários como os de vocês nos fazem repensar! ;-)

    ResponderExcluir
  29. Eu que agradeço, Wallace! A intenção é sempre essa: ajudar, compartilhar a informação!

    ResponderExcluir
  30. É exatamente o que o Jofersan falou, Vanessa, as setas fui eu quem colocou só para mostrar, no tutorial, para onde devem ser movidas as partições.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, Ribeiro! Este tutorial pode ser utilizado também no Windows 8, visto que o sistema de particionamento do disco, pelo Windows, continua o mesmo. Alguns caminhos, que levam ao particionador, podem ter mudado, mas a essência é a mesma! ;-)

    ResponderExcluir
  32. Exatamente, Jofersantos! O importante é "deixar o sistema trabalhar". O procedimento é demorado mesmo, pois ele realiza alterações sensíveis no HDD. Mais uma vez, te agradeço pelo seu relato!

    ResponderExcluir
  33. Genial! Me ajudou pra caralho! Valeu!

    ResponderExcluir
  34. vlw, tava procurando a um tempão :D

    ResponderExcluir
  35. Estou impressionado pelo tutorial, excelente explicação e de uma utilidade universal! Parabéns Everton! Pelos comentários também percebi que salvou quase uma nação de aflitos, que estar entre eles e vou tentar fazer o procedimento. Com o detalhe que teno o Windows Vista, deseje-me boa sorte! eheheh. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  36. uau, que susto! tive que reiniciar manualmente. Depois do passo 3, que diz finalizar com ok, segui clicando no "apply" e reiniciu, ok... mas parou no 100% e esperei quatro horas e nada. Reiniciei, aparecereu a janela tizendo que tive sucesso e aqui estou terminado de comentar. Valeu Everton! Vida longa brother!

    ResponderExcluir
  37. Simplesmente sensacional... Já estava procurando o CD do Windows 7 para fazer a formatação.
    Valeu mano... Abraço.

    ResponderExcluir
  38. Cara o tutorial tá show!!! Faço minhas as palavras de muitos usuários, ou seja, são só elogios... Contudo, tive o mesmo problema do Valter Yos (16 days ago), ou seja,as barras de progresso pararam em 100% mas não reiniciou... O cara lá foi corajoso e rebutou no dedo... Por um lado tô meio que no cagaço de fazer isso, mas, por outro, não tô afim de esperar 4 horas (kkk). Que tu acha?

    ResponderExcluir