Ads 728x90

Últimas Notícias

Tutorial.: Criando partições no HDD dentro do Windows 7!


O particionamento de HDDs é um procedimento que visa dividir o HDD, logicamente (de forma lógica e não física), em diversos "pedaços", afim de permitir a instalação de mais de um de S.O na mesma máquina e também uma melhor organização dos arquivos em um disco rígido. O grande medo que muitos usuários têm ao decidir particionar um HDD que já possua o Windows 7 instalado, por exemplo, é o de perder os dados presentes nele. O que muitos não sabem é que, desde o Windows Vista, a Microsoft implantou um particionador de HDDs nativo em seu S.O, e o melhor de tudo é que ele roda dentro do próprio Windows!

Neste tutorial, criado a pedido do leitor Rodrigo Maués, ensinarei-os a particionar um HDD de forma segura dentro do Windows 7, mas os procedimentos também funcionam para o Windows Vista. Vamos ao tutorial (clique nas imagens para ampliar)!

1º Passo

Acesse o menu "Iniciar" e selecione a opção "Painel de Controle" (caso haja um ícone na sua área de trabalho, dê um duplo clique nele). Dentro do "Painel de Controle", dê um duplo clique no ícone "Ferramentas Administrativas" (caso haja um atalho no seu menu "Iniciar", acesse-o).





2º Passo

Dentro da seção "Ferramentas Administrativas", procure pela opção "Gerenciamento do Computador" e acesse-a. Na janela que se abrirá, procure pelo submenu "Gerenciamento de disco", que fica no ítem "Repositório" (no Windows Vista o ítem é "Armazenamento") presente no menu lateral (à esquerda da janela), e o selecione.




3º Passo

Dentro do gerenciador de discos, haverá uma lista de partições na parte direita da tela (caso seu HDD não esteja particionado, apenas uma partição, com o nome "SISTEMA", irá aparecer); selecione a partição que deseja redimensionar, clique com o botão da direita do mouse no retângulo que indica a partição desejada e selecione a opção "Diminuir Volume" (Shrink Volume). Uma pop-up irá se abrir calculando o espaço que pode ser diminuído.



4º Passo

Na pequena janela que se abriu, digite o tamanho da nova partição, na opção "Digite o espaço a diminuir em MB", e clique no botão "Diminuir". Em seguida, clique com o botão da direita do mouse no retângulo que indica a nova partição criada e escolha a opção "Novo volume simples". Neste momento, um assistente de criação de volume irá se abrir; clique em "Avançar" três (3) vezes, digite o nome da nova partição no ítem "Rótulo do volume", clique em "Avançar" e depois em "Concluir".





Pronto! Sua nova partição já está criada e pronta para ser usada! P: E se eu quiser apagar a partição que criei e devolver o espaço à partição original? R: Simples, siga os passos abaixo:

5º Passo

Clique com o botão da direita do mouse no retângulo que indica a nova partição criada e escolha a opção "Excluir volume". Um pop-up de confirmação de exclusão irá se abrir, apenas clique em "Sim". Feita a exclusão, clique com o botão da direita do mouse no retângulo que indica a partição antiga e escolha a opção "Estender volume". Desta vez um assistente de extensão de volume irá aparecer; clique em "Avançar", escolha o espaço que deseja incorporar à partição original e clique em "Avançar", depois em "Concluir".





Pronto! O seu HDD está do mesmo jeito que estava antes! =D


E aí, gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", ao lado do título do post, e compartilhe esta publicação. Pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D