Ads 728x90

Últimas Notícias

Microsoft anuncia as edições do Windows 8


A Microsoft anunciou anteontem, dia 16 de Abril, quais serão as versões do Windows 8 disponíveis na data de lançamento; serão três (3) diferentes. A apresentação das versões da nova geração do S.O para computadores da empresa, veio logo após a notícia de que o Windows XP (S.O que teve o maior tempo de vida da história da Microsoft) será descontinuado em 2014.

Para PCs e tablets alimentados por processadores x86 (tanto 32 bit quanto 64 bit), haverá duas versões: Windows 8 e Windows 8 Pro.

Segundo a notícia, o Windows 8 apresentará como destaques o Windows Explorer e o Gerenciador de Tarefas atualizados e um melhor suporte às configurações multi-monitor, além de haver a possibilidade de alterar o idioma sem necessidade de reiniciar a máquina. Antigamente, tal possibilidade era presente apenas nas edições Enterprise e Ultimate do Windows. Em alguns países emergentes e na China, apenas o idioma local será disponibilizado.

O Windows 8 Pro contará com novos recursos, além dos já descritos, de criptografia, virtualização, gerenciamento do PC e conectividade com domínios. O Windows Media Center será disponibilizado como um pacote add-on. Já a terceira edição do Windows será chamada de Windows RT e terá como alvos os computadores e tablets com processadores ARM. Essa edição será pré-instalada nos dispositivos com esses processadores e, segundo anunciado, é um sistema bastante leve que possibilita maiores tempos de uso da bateria
Se você é do tipo de usuário destemido e quer explorar um sistema que ainda está em desenvolvimento, poderá testar a versão beta disponibilizada gratuitamente pela Microsoft aqui. Se você não quer perder suas configurações atuais de boot e ainda deseja experimentar o sistema, utilize um programa de virtualização tipo o VirtualBox (gratuito) ou algum outro de sua preferência.

Considerando que o Windows XP foi lançado em seis (6) edições diferentes (Starter Edition, Home Edition, Home Edition N, Professional - 32 bit e 64 bit - Edition, Professional N Edition, Tablet PC Edition e Media Center Edition), o Windows Vista também em seis (6) edições (Starter, Home Basic, Home Premium, Business, Enterpreise e Ultimate) e que o Windows 7 possui quase as mesmas seis (6) edições do Vista (Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate), é notável o fato de que a nova versão terá apenas três (3) edições e se for considerar apenas as edições para PCs, na prática teremos apenas duas!

Ainda não há data oficial para o lançamento da nova versão do Windows.
Se você ainda não viu vídeos dos Windows 8, confira os posts anteriores do RN aqui e aqui.
E aí, o que você acha? Está ansioso pela nova versão? Duas edições ainda é muito? Opine!

ATUALIZAÇÃO (20 de abril de 2012):
Após o anúncio da Microsft de que seriam lançadas 3 edições do Windows 8, eis que eles anunciam uma quarta edição, o Windows 8 Enterprise. Segundo informações do blog oficial, essa edição contará com todos os recursos da edição Pro mais vários outros, destacando:
Windows to Go: sistema otimizado para que o Windows seja instalado em dispositivos USB externos, como pen drives.
DirectAccess: permite acesso direto aos recursos de uma rede corporativa sem a necessidade de utilizar um VPN (Virtual Private Network).
BranchCache: permite que o PC salve arquivos, páginas web e outros conteúdos de servidores centrais, evitando downloads repetidos pela rede global (WAN). Em nota pessoal, servidores Proxy já não fazem isso?
AppLocker: facilita a forma como serão criadas as restrições de acesso a arquivos e aplicativos a usuários e grupos.
VDI enhancements: melhoras a Microsoft RemoteFX e Windows Server 2012, trazendo gráficos 3D, utilização de periféricos USB e dispositivos com touch screen através de uma rede (LAN ou WAN) em ambientes VDI.
Há uma série de outros recursos anunciados, todos voltados para o uso corporativo.

[Fontes: Adrenaline, The Windows Blog]
[Fonte (atualização): The Windows Blog]