Ads 468x60px

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sony cria novo padrão de disco capaz de armazenar o equivalente a 30 Blu-Rays!


A Sony anunciou o desenvolvimento de um novo padrão de mídia optica capaz de armazenar uma quantidade de dados equivalente a até 30 Blu-Rays; cada disco! Traduzindo isso em Bytes, temos que os novos discos poderão armazenar até 1,5 TB (Terabytes) de dados! O novo padrão se chamará Optical Disc Archive (ODA) e a Sony pretende direcionar seus esforços para transformá-lo no sucessor das mídias atuais, assim como ela fez com o Blu-Ray.

No entanto, não pense que o seu drive comum de DVD ou Blu-Ray será capaz de ler a nova mídia, pois o sistema e a velocidade de leitura são bem diferentes. Por isso, junto com o novo padrão de mídia óptica a Sony apresentou também o drive óptico capaz de lê-la. Ele é um pouco grande e não cabe nas baias normais presentes nos gabinetes atuais. É conectado ao computador através de portas USB 3.0, que possui banda de transferência de dados de até 4.8 Gbps, e em termos de números, possuirá velocidade de leitura próximo ao de HDDs SATA de 6 Gbps.

De acordo com a Sony, a intenção é começar a vender discos ODA (de 300 GB e 1,5 TB) e o dispositivo de leitura ainda no segundo semestre deste ano, mas não se animem porque os preços de lançamento provavelmente estarão bem distantes da realidade do consumidor normal.
A empresa não divulgou os valores dos dois produtos.

Mas para que tanto espaço? Insanidade? Não, meus amigos, é a evolução!


[Fonte: TechTudo, ExtremeTech]

4 comentários:

  1. axo uma boa idéia para manter arquivos (como nome sugere), backup, e aquele estoque infindável de séries, mas o leitor e mídia parecem grandes demais pra serem usados como os atuais dvds/blu-rays, para serem portáteis... sem contar q esse leitor nem sequer cabe num laptop.
    e o sistema todo também deve ser bem pesado, favorecendo ainda mais o teor "estático" do produto.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que não, Danilo! Pelos rumores que estão circulando na internet, o PS4 e o Xbox 720 dispensarão o uso de mídias. Agora, sabe-se lá se eles se confirmarão mesmo...

    ResponderExcluir
  3. O leitor não cabe em lugar algum! Ele é tipo uma gravadora de DVD externa, só que um bocado maior!

    ResponderExcluir