Ads 728x90

Últimas Notícias

Windows 8 virá sem suporte a DVD e Blu-Ray! Wait... What?



Parece até piada, mas não é...

Lembro que há alguns anos, como foi frisado pelos colegas do OsNews, instalar os codecs de leitura de DVD no Linux era quase que um ritual satânico (libdvdcss), visto que tais bibliotecas são consideradas ilegais nos Estados Unidos por possuírem instruções de "desembaralhamento" de todo o conteúdo lacrado via DRM nos DVD's. Fora a dor que era escolher entre Xine e GStreamer, e perder um certo tempinho configurando todas as capacidades de áudio e vídeo de uma distribuição Linux.

Os trunfos que o Windows possui, ou melhor, possuia em tal cenário eram o de que vários players baixavam codecs sobre demanda e a presença de pacotes de codecs conhecidos como, por exemplo, o KLiteCodecPack, os quais fazem a tarefa de configuração daquele seu formato meio "desconhecido" de áudio ou vídeo se tornar algo mais fácil. Isso sem falar na plenitude de players Blu-Ray licenceados no Windows, que esmagavam os ainda escassos no mundo do Linux.

Porém, uma postagem na MSDN, o blog oficial da Microsoft e Desenvolvedores, confirma a nova forma de funcionamento dos codecs multimidia no Windows e diz que as versões "Windows 8" e "Windows 8 Pro" terão de adquirir (aka: comprar) o pacotão de codecs de forma separada.  A notícia é breve e fala apenas das "vantagens" de se trabalhar neste modelo sob demanda de atualização de codecs no Windows Media Player, mas não fala nada sobre o Windows possivelmente estar "travado" a outros players que não o WMP.

Resta agora saber se esta limitação irá realmente acabar com as funcionalidades de multimídia no Window, ou apenas criará um novo mercado para a Microsoft, do streaming e das smart tv's.


[Fontes: OsNews, MSDN]
[Informação in loco: MSDN]